Aumento dos preços e pagamento de contas básicas reduzem intenção de compra no Dia das Crianças

Caiu de 75% para 66% o total de consumidores que irá comprar presentes para comemorar o Dia das Crianças em 2016. Os principais fatores responsáveis por esta queda de 9p.p. (pontos percentuais) na intenção de compra, segundo pesquisa de âmbito nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), são o aumento dos preços e a necessidade de priorizar o pagamento de contas já existentes.

Contenção de compras (22%), redução da renda/salário (13%) e desemprego (9%) também estão entre os motivos que farão o consumidor gastar menos nesta data comemorativa. Ainda de acordo com a sondagem da Boa Vista SCPC – elaborada para identificar os hábitos de compras dos consumidores para o Dia das Crianças, suas preferências e os meios de pagamento que usarão para quitar a nova dívida –, 56% dos respondentes pretendem gastar a mesma quantia ou até mesmo menos, na comparação aos gastos no ano anterior.

O valor médio do presente para este Dia das Crianças será de R$ 173,82, cerca de 7,6% inferior ao valor médio registrado em 2015. No geral, 26% dos consumidores pretenderão gastar até R$ 50 e, 31% deverão despender entre R$ 51 a R$ 100. Além disso, 76% dos consumidores irão comprometer menos de 25% da renda familiar para a compra do presente em 2016. No ano passado o índice comprometido foi de 74%.

Entre as opções de presentes, 43% dos consumidores irão comprar brinquedos. No grupo dos eletrônicos e telefônica, os itens mencionados para presentear as crianças em 2016 foram: tablet (28%), celular (28%), smartphone (17%), videogame (13%), TV (6%), IPad (3%), aparelho de Som (3%) e MP3 (2%).

O desejo da criança e o preço do presente foram mencionados como os principais fatores para a escolha do presente, ambos com 27%. Desconto e necessidade ficaram com 21%, respectivamente. Entre os consumidores que irão às compras nesta data, 68% presentearão os filhos e 29% os sobrinhos. Os demais farão a alegria de afilhados e netos, com 15% e 7%, respectivamente.

A pesquisa da Boa Vista SCPC abrangeu também o meio de pagamento que será utilizado na compra. 68% dos consumidores pagarão à vista, um crescimento de 4p.p. em relação ao ano anterior. 55% utilizarão dinheiro, e 26% farão o uso do cartão de débito.

32% dos consumidores irão parcelar o valor do presente, 74% deles no cartão de crédito e 24% no carnê/boleto. E mais, dos entrevistados, 51% pretendem fazê-lo em até três vezes. Já entre os consumidores que não comprarão presentes este ano, 29% não o farão pois estão endividados, sem condições financeiras. O desemprego é o outro fator citado, com salto de 18% para 23% na comparação com o ano anterior.

Perfil dos respondentes

Na sondagem da Boa Vista SCPC, feita especificamente para identificar a intenção de compra dos brasileiros para o Dia das Crianças 2016, 73% dos consumidores concentram-se na faixa etária entre 25 a 44 anos. Quanto ao estado civil, 48% dos consumidores são casados. 60% representam as Classes DE, 35% a Classe C e 5% as Classes AB. 68% concentram-se na região Sudeste e, destes, 50% estão em São Paulo.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Hábitos de Consumo para o Dia das Crianças da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio eletrônico via internet. O período de realização foi de 26 de agosto a 19 de setembro de 2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no website Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br. Ao todo foram 696 respondentes.

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