Mercado de crédito está pronto para decolar

Inadimplência próxima aos menores patamares da história abre espaço para aceleração da oferta de empréstimos. Novas reduções da inadimplência e das taxas de juros, contudo, parecem condicionadas agora aos avanços da Agenda BC+  Por Vitor França e Flávio Calife Há certa confusão no debate a respeito do endividamento e da inadimplência no Brasil. Ninguém nega…

IPCA avança 0,32% em janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) apontou alta de 0,32% em janeiro. No acumulado em 12 meses houve avanço de 3,78%, ficando 0,03 p.p. acima do nível observado em dezembro.  O índice do mês ficou pouco acima do registrado em janeiro do ano passado (0,29%). O grupo Alimentação e bebidas apontou a…

PNAD: Taxa de desemprego encerra o ano em 11,6%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), a taxa de desemprego caiu para 11,6% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2018. O resultado ficou 0,3 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 0,2 p.p. abaixo do mesmo período de 2017. Em termos absolutos, a população…

Confiança de serviços avança 3,8% e atinge maior nível desde março de 2014

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3,8% no mês de janeiro, atingindo 98,2 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. Os Índices da Situação Atual (ISA) e Expectativas (IE) evoluíram 0,9% e 6,1% respectivamente. Na comparação com janeiro do ano passado o ICS apresentou crescimento de 7,7%, o ISA…

Estatísticas monetárias e de crédito: Inadimplência recua e concessões crescem em 2018

Segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, o estoque total de empréstimos e financiamentos do país cresceu 1,8% em dezembro na comparação com novembro de 2018, atingindo R$ 3.260,2 bilhões. Na comparação com o mesmo período ano anterior o saldo teve crescimento de 5,5%. Considerando a origem dos recursos, o saldo total de crédito…