Volume de serviços avança 1,0% na variação mensal e diminui queda no acumulado em 12 meses.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços avançou 1,0% em novembro contra o mês anterior (dados dessazonalizados). Na mesma linha do avanço na margem, a variação do acumulado em 12 meses também apresentou evolução em sua curva, passando de uma queda de 3,7% em outubro…

IPCA encerra o ano em 2,95%, o menor valor desde 1998

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA)[1] registrou 2,95% de aumento em 2017, conforme divulgado pelo IBGE nesta manhã, ficando 3,34 p.p. abaixo do nível observado em 2016. Em relação ao mês anterior, dezembro apresentou alta de 0,44%, 0,16 p.p. superior ao valor de novembro, ficando consideravelmente acima da expectativa do mercado, de…

Vendas no varejo sobem 0,7% em novembro, acumulando crescimento de 1,1% na variação dos últimos 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,7% em novembro na comparação mensal (com ajuste sazonal). Na variação acumulada em 12 meses o comércio cresceu 1,1%. Na relação contra o mesmo mês do ano anterior, houve considerável elevação, de 5,9% (oitavo avanço…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

PIB apresenta alta de 0,1% no terceiro trimestre

Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) aumentou 0,1% no 3T17 frente ao 2T17, na análise com ajuste sazonal, configurando o terceiro resultado positivo na margem após 8 trimestres consecutivos de retração na atividade econômica. Nos últimos quatro trimestres da série sazonal o PIB recuou 0,2%, movimento que a despeito de negativo, confirmando trajetória…