CAGED: agosto registra o segundo avanço mensal consecutivo com a criação de 249,4 mil vagas de trabalho formal

Foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicado pelo Ministério da Economia.

Em agosto, o saldo de vagas no mercado de trabalho (resultado da diferença entre novas contratações e demissões) foi positivo em 249.388 mil postos formais. Registrando o segundo avanço mensal consecutivo com o melhor resultado desde fevereiro de 2014 (301.394). O desempenho do mês desacelerou o ritmo de queda na análise acumulada do ano, passando de 1,1 milhão em julho para 849,4 mil vagas fechadas entre janeiro e agosto de 2020.

Avaliando os dados por segmentos, todos os setores registraram aumento no número de postos formais em agosto. A Indústria Geral apresentou o melhor desempenho com a criação de 92,9 mil vagas, seguida por Construção (+ 50,5 mil), Comércio (+ 49,4 mil), Serviços (+ 45,4 mil) e Agricultura (+ 11,2 mil).

Após registrar o fechamento de 1,6 milhão de vagas formais entre março e junho, em agosto o mercado de trabalho começa a dar sinais mais fortes de recuperação. Invertendo a tendência de queda na análise acumulada em 12 meses e encerrando o movimento de piora no nível de desemprego.

Ademais, apesar da melhora registrada em julho e agosto, é importante ressaltar que o mercado de trabalho segue bastante fragilizado devido ao tamanho da queda no número de vagas durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, a flexibilização das medidas de isolamento social e a gradual retomada da atividade desde o final de junho sugerem que a economia comece a apresentar melhores sinais de recuperação ao longo do segundo semestre, superando o período mais agudo da crise e amenizando a onda de pessimismo que sonda o mercado desde o início do ano.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Empresas fontes têm papel fundamental na consolidação das informações que compõem Cadastro Positivo

Desde que o Cadastro Positivo passou a receber automaticamente, há pouco mais de um ano, informações de pagamento e dados cadastrais dos consumidores (pessoa física e pessoa jurídica), o Brasil aponta para uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico. No entanto, para que possa beneficiar um número maior de consumidores, é preciso que mais empresas fontes…

Maioria das empresas está otimista com vendas da Black Friday em 2020

66% das empresas acreditam que as vendas da Black Friday em 2020 serão iguais ou superiores às de 2019, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, com 600 representantes dos setores do…