CAGED: Foram abertas 70,9 mil vagas formais em outubro

Foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicado pelo Ministério do Trabalho.

Em outubro, o saldo de vagas no mercado de trabalho (resultado da diferença entre novas contratações e demissões) foi positivo em 70,9 mil postos formais. De janeiro até outubro de 2019, já foram criadas 841,6 mil novas vagas, valor 1,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Avaliando os dados setoriais, houve evolução do emprego em quatro dos seis segmentos econômicos analisados. O setor de Comércio foi o que mais gerou novas vagas no mês (44 mil), seguido por Serviços (19,1 mil), Indústria (8,9 mil) e Construção Civil (7,3 mil). Os setores de Agropecuária (-7,8 mil) e Adm. Pública (-427) foram os únicos que registraram saldo negativo no período.

O movimento de outubro é bastante importante para a atividade econômica e já soma o sétimo mês consecutivo de alta na criação de novas vagas formais. Esse resultado contribui para impulsionar a criação de vagas líquidas no acumulado em 12 meses e posicionar o indicador em seu melhor patamar desde fevereiro deste ano.

De forma geral, apesar do aumento no número de empregos formais nos últimos meses, nota-se que a recuperação do mercado de trabalho ainda é tímida, reflexo da fragilidade nos principais setores de atividade. Contudo, dado que as expectativas da economia seguem um pouco mais otimistas em relação aos meses anteriores, a tendência é de que o emprego continue apresentando uma melhora gradual em seu ritmo de recuperação no final de 2019.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em 2019

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 1,2% em dezembro na comparação com novembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 0,8%. Já no acumulado de 2019, houve avanço de 4% contra o ano anterior. Considerando os segmentos que compõem…

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…