Confiança da indústria recua em outubro

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 94,6 pontos em outubro, recuando 1% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Já em relação a outubro do ano passado, o indicador retrocedeu 0,1%.

Analisando os indicadores que compõem o ICI, observa-se baixa no Índice de Situação Atual (ISA), que caiu 0,5% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) também recuou, com variação mensal de -1,4% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2018, o ISA subiu 1,8%, enquanto o IE diminuiu 1,8%.

Após um período de melhora em agosto seguida de estabilidade em setembro, a confiança da indústria volta a cair, atingindo o menor nível desde outubro de 2018, evidenciando um aumento da cautela dos empresários.

Os indicadores de confiança, assim, seguem oscilantes, em patamar historicamente baixo, resultado da lenta recuperação da atividade econômica.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu em outubro, atingindo 75,8% na série livre de efeitos sazonais, sinal de melhora da atividade do setor no mês.

Diante do nível baixo de utilização da capacidade instalada, segue baixa a expectativa de investimentos e geração de empregos na indústria, que continua perdendo relevância na economia brasileira.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 1% em novembro, segundo a Boa Vista

De acordo com dados nacionais da Boa Vista, a inadimplência do consumidor recuou 1% em novembro na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais. Em relação a novembro do ano passado, o indicador subiu 0,6%. Com isto, ele acumula queda de 2,7% no ano e no acumulado 12 meses (dezembro de 2018 até novembro…

Pedidos de falência caem 25,7% em novembro

Os pedidos de falência caíram 25,7% em relação a outubro, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Já as falências decretadas recuaram 10,9% na variação mensal, enquanto os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas diminuíram 43,9% e 34,5%, respectivamente. No acumulado em 12 meses (dezembro de 2018 até novembro de 2019…

Produção Industrial avança pelo terceiro mês consecutivo

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,8% em outubro, na comparação mensal ajustada sazonalmente. Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,3%. No acumulado de 2019, o setor também registrou queda de 1,1% em relação ao mesmo período do ano…