Confiança da indústria recua em outubro

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 94,6 pontos em outubro, recuando 1% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Já em relação a outubro do ano passado, o indicador retrocedeu 0,1%.

Analisando os indicadores que compõem o ICI, observa-se baixa no Índice de Situação Atual (ISA), que caiu 0,5% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) também recuou, com variação mensal de -1,4% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2018, o ISA subiu 1,8%, enquanto o IE diminuiu 1,8%.

Após um período de melhora em agosto seguida de estabilidade em setembro, a confiança da indústria volta a cair, atingindo o menor nível desde outubro de 2018, evidenciando um aumento da cautela dos empresários.

Os indicadores de confiança, assim, seguem oscilantes, em patamar historicamente baixo, resultado da lenta recuperação da atividade econômica.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu em outubro, atingindo 75,8% na série livre de efeitos sazonais, sinal de melhora da atividade do setor no mês.

Diante do nível baixo de utilização da capacidade instalada, segue baixa a expectativa de investimentos e geração de empregos na indústria, que continua perdendo relevância na economia brasileira.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em 2019

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 1,2% em dezembro na comparação com novembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 0,8%. Já no acumulado de 2019, houve avanço de 4% contra o ano anterior. Considerando os segmentos que compõem…

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…