Confiança de serviços avança em novembro influenciada pela melhora nas expectativas

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,5% em relação a outubro, atingindo 95 pontos na série livre de influências sazonais. Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1% e o de Expectativas (IE) aumentou 4% na mesma base de comparação. Em relação a novembro do ano passado, o ICS apresentou alta de 1,5%, o ISA, de 4% e o IE, queda de 1%.

Após o mal desempenho de outubro, a confiança de serviços apresentou, juntamente com a confiança da indústria, uma variação positiva em novembro, influenciada pela melhora das expectativas que vem se mostrando bastante oscilantes, influenciadas em grande medida pelo ambiente político.

Apesar da avaliação ruim sobre a situação atual após meses de crescimento, que influenciou negativamente o índice geral, o resultado de novembro foi o melhor desde fevereiro deste ano com aumento expressivo nas expectativas entre os empresários do setor.

Com este resultado, a expectativa é de que haja uma melhora, mesmo que gradual, nas vendas do setor de serviços nos próximos meses, o que pode determinar o ânimo dos empresários do segmento, cuja a confiança ainda segue baixa.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,3 ponto percentual, passando de 82% em outubro para 81,7% em novembro (dados com ajuste sazonal), sinalizando que o movimento do setor piorou, se posicionando ainda mais abaixo da média histórica.  


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Demanda por crédito do consumidor avança 1,2% em janeiro

A demanda por crédito do consumidor avançou 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com janeiro de 2019, o indicador recuou 2,1%. Já no acumulado em 12 meses, houve avanço de 3,3%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o…

Dicas de como proteger os documentos no carnaval

No carnaval, infelizmente são muito comuns os furtos de documentos, cartões e celulares. Então, se o consumidor quer ir para a folia em lugares abertos e com muita gente, é preciso ficar atento. A Boa Vista oferece algumas dicas para que o consumidor possa aproveitar o carnaval com mais segurança e para tentar evitar algum…

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Recuperação de crédito recua 3,9% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 3,9% em janeiro contra dezembro, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses (fevereiro de 2019 a janeiro de 2020), o indicador recuou 2,9%. Já em…