Confiança de serviços recua em outubro influenciada pela piora nas expectativas

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,4% em relação a setembro, atingindo 93,6 pontos na série livre de influências sazonais. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 3,1% e o de Expectativas (IE) caiu 3,7% na mesma base de comparação. Já em relação a setembro do ano passado, o ICS apresentou alta de 4,4%, o ISA, de 6,6% e o IE, de 2,4%.

Após apontar a maior variação em setembro, a confiança de serviços apresentou, juntamente com a confiança da indústria e do consumidor, uma variação negativa em outubro, influenciada pela piora das expectativas que vem se mostrando bastante oscilantes, influenciadas em grande medida pelo ambiente político.

A avaliação da situação atual influenciou positivamente o índice geral, alcançando o melhor resultado desde junho de 2014, consolidando uma trajetória positiva sem variações mensais negativas desde maio de 2019, na série livre de influências sazonais.

Com este resultado, a expectativa é de que haja uma piora nas vendas do setor de serviços nos próximos meses, o que pode determinar o desânimo dos empresários do segmento, cuja a confiança ainda segue baixa.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) avançou 1,3 ponto percentual, passando de 80,7% em agosto para 82,0% em outubro (dados com ajuste sazonal), sinalizando que o movimento do setor melhorou, mas segue abaixo da média histórica.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em 2019

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 1,2% em dezembro na comparação com novembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 0,8%. Já no acumulado de 2019, houve avanço de 4% contra o ano anterior. Considerando os segmentos que compõem…

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…