Confiança de serviços sobe em setembro influenciada pela melhora nas expectativas

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,8% em relação a agosto, atingindo 94,0 pontos na série livre de influências sazonais. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,6% e o de Expectativas (IE) 3,0% na mesma base de comparação. Já em relação a setembro do ano passado, o ICS apresentou alta de 5,3%, o ISA, de 3,0% e o IE, de 7,4%.

Após ser o único setor com queda da confiança em agosto, a confiança de serviços foi a que apresentou maior variação em setembro, influenciada pela melhora das expectativas, que vem se mostrando bastante oscilantes, influenciadas em grande medida pelo ambiente político.

A avaliação da situação atual, por sua vez, foi menos representativa ao índice geral mesmo diante dos impactos positivos esperados no consumo decorrentes da liberação dos recursos do FGTS. No comércio, portanto, foi a deterioração da avaliação da situação atual que culminou na queda da confiança.

Com este resultado, a expectativa é de que haja uma melhora nas vendas do setor de serviços nos próximos meses, o que pode determinar o ânimo dos empresários do segmento, cuja a confiança ainda segue abaixo do pico observado recentemente.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 1,1 ponto percentual, passando de 81,8% em agosto para 80,7% em setembro (dados com ajuste sazonal), sinalizando que o movimento do setor, de fato, segue fraco.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 1% em novembro, segundo a Boa Vista

De acordo com dados nacionais da Boa Vista, a inadimplência do consumidor recuou 1% em novembro na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais. Em relação a novembro do ano passado, o indicador subiu 0,6%. Com isto, ele acumula queda de 2,7% no ano e no acumulado 12 meses (dezembro de 2018 até novembro…

Pedidos de falência caem 25,7% em novembro

Os pedidos de falência caíram 25,7% em relação a outubro, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Já as falências decretadas recuaram 10,9% na variação mensal, enquanto os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas diminuíram 43,9% e 34,5%, respectivamente. No acumulado em 12 meses (dezembro de 2018 até novembro de 2019…

Produção Industrial avança pelo terceiro mês consecutivo

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,8% em outubro, na comparação mensal ajustada sazonalmente. Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,3%. No acumulado de 2019, o setor também registrou queda de 1,1% em relação ao mesmo período do ano…