Confiança do Consumidor perde força e recua pelo segundo mês consecutivo

Comentários:                                                                                                        

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 81,7 pontos em novembro recuando 0,8% contra outubro, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou baixa de 0,8%, enquanto o de Expectativas (IE) caiu 1,0% nesta mesma base de comparação.
  • Em relação ao mesmo período do ano passado (comparação interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram recuos de 8,2%, 8,1% e 7,8%, respectivamente.

Perspectivas:

  • A confiança do consumidor, no mês de novembro, confirma o segundo recuo mensal consecutivo, interrompendo a sequência de recuperação de cinco meses observada pós ápice da crise do novo coronavírus. Tal resultado confirma a tendência dos últimos três meses, estes que já apresentaram um desempenho mais desacelerado quando comparado com os anteriores, indicando uma certa estabilidade em um nível inferior ao anterior da pandemia.
  • Até o mês de novembro, foi recuperado apenas 79,4% da perda acumulada no bimestre março-abril e o indicador permanece 6,9% abaixo do nível observado em fevereiro (período pré pandemia), de acordo com os dados dessazonalizados.
  • O cenário de incertezas sobre o futuro e a continuidade do Covid-19 são elementos fundamentais para a confiança dos consumidores, uma possível segunda onda no Brasil aliado ao fim do auxílio emergencial alavancam a incerteza no cenário econômico. A recuperação do indicador ainda está sujeita aos avanços do combate a pandemia e ao início de um possível programa de vacinação em 2021.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica avança 0,59% em novembro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários: De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.   No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise…

Pedidos de falência avançam 12,7% em 2020

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%. Em…

Consumidores veem piora da situação econômica do país em 2020, mas acreditam em cenário melhor em 2021

O consumidor brasileiro vê uma piora da economia nacional em relação a 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo país. 77% dos entrevistados acreditam…