Confiança do Consumidor volta a apresentar queda, interrompendo cinco meses de avanço

Comentários:                                                                                                         

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 82,4 pontos em outubro recuando 1,2% contra setembro, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou baixa de 0,3%, enquanto o de Expectativas (IE) caiu 1,4% nesta mesma base de comparação.
  • Em relação ao mesmo período do ano passado (comparação interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram recuos de 7,2%, 6,3% e 7,3%, respectivamente.

Perspectivas:

  • A confiança do consumidor, no mês de outubro, interrompeu a sequência de cinco avanços consecutivos iniciado em maio deste ano. Confirmando a tendência dos últimos dois meses, estes que já apresentaram um desempenho mais desacelerado quando comparado com os anteriores, indicando uma certa estabilidade em um nível inferior ao anterior da pandemia.
  • Até o mês de outubro, foi recuperado apenas 81,8% da perda acumulada no bimestre março-abril.
  • O cenário de incertezas sobre o futuro e a continuidade do Covid-19 são elementos fundamentais para o futuro da economia, os consumidores ainda enxergam cenários incertos, alavancados pelo aumento do desemprego e queda da renda. Os consumidores de menor renda continuam menos confiantes que os demais, estes que estão mais expostos ao fim do auxílio emergencial previsto para o final do ano.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Empresas fontes têm papel fundamental na consolidação das informações que compõem Cadastro Positivo

Desde que o Cadastro Positivo passou a receber automaticamente, há pouco mais de um ano, informações de pagamento e dados cadastrais dos consumidores (pessoa física e pessoa jurídica), o Brasil aponta para uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico. No entanto, para que possa beneficiar um número maior de consumidores, é preciso que mais empresas fontes…

Maioria das empresas está otimista com vendas da Black Friday em 2020

66% das empresas acreditam que as vendas da Black Friday em 2020 serão iguais ou superiores às de 2019, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, com 600 representantes dos setores do…