IBC-BR: atividade econômica encerra 2014 com queda de 0,2%

Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC

 Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou diminuição de 0,2% em 2014. Frente ao resultado observado em novembro, descontado os efeitos sazonais da série, dezembro recuou 0,6%, bastante acima das projeções do mercado, que esperavam queda de 1,2%.

O resultado ocorre após a divulgação dos resultados do mesmo mês de referência da Pesquisa Industrial Mensal, que caiu 2,8%, na comparação mensal da série ajustada sazonalmente, e também da Pesquisa Mensal do Comércio, que indicou queda de 2,6% no volume de vendas do varejo restrito – mantida a base de comparação.

O resultado de 2014 somente deu continuidade ao cenário de debilidade da atividade econômica enfrentado nos últimos dois anos. O valor registrado pelo indicador coincidente do PIB deverá agravar as projeções esperadas para atividade econômica do ano passado, ainda não consolidado, e que atualmente encontram-se próximas de +0,1%. Este prognóstico corrobora as expectativas de piora da atividade agregada em 2015, que dificilmente apresentará crescimento.IBCBR


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica avança 0,59% em novembro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários: De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.   No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise…

Pedidos de falência avançam 12,7% em 2020

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%. Em…

Consumidores veem piora da situação econômica do país em 2020, mas acreditam em cenário melhor em 2021

O consumidor brasileiro vê uma piora da economia nacional em relação a 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo país. 77% dos entrevistados acreditam…