Inflação avança 0,86% em fevereiro e atinge 5,20% na análise em 12 meses

Comentários:                                                                                                        

  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,86% no mês de fevereiro. No acumulado em 12 meses houve evolução para 5,20%, 0,64 p.p. acima da variação observada em janeiro. Com esse resultado, o indicador acumula alta de 1,11% no ano.
  • O grupo Transportes foi o principal catalisador da inflação no mês, ele avançou 2,28% e teve o maior impacto (0,45 p.p.). O grupo de Educação também teve destaque, apresentando avanço de 2,48% em fevereiro. Juntos, os dois grupos representaram cerca de 70% do resultado mensal.
  • O aumento dos preços no grupo Transportes deveu-se, principalmente, a evolução de 7,09% no subgrupo de combustíveis, a gasolina (7,11%) contribuiu com 42% do índice mensal. Enquanto Educação foi influenciado pela alta de 3,08% nos cursos regulares.
  • Por outro lado, o único grupo que apresentou queda no mês foi o de Comunicação, apresentando recuo de 0,13% em fevereiro.
  • Nas principais regiões metropolitanas, a maior alta no mês foi registrada em Fortaleza (1,48%), seguida por Belém (1,41%) e Brasília (1,18%).

Perspectivas:

  • No mês de fevereiro, o indicador reforça pelo nono mês consecutivo um resultado de uma inflação crescente, após em maio sofrer com a menor variação mensal para o IPCA desde agosto de 1998, contribuindo para colocar a análise em 12 meses acima da meta prevista pelo BC de 3,75% para o ano de 2021. A inflação já se encontra próxima ao teto de 5,25%.
  • Segundo o relatório Focus, a projeção para o IPCA para 2021 está em 3,98%.
  • A evolução da inflação ainda está condicionada a recuperação da economia ao longo do ano e da evolução do programa de vacinação. Importante acompanhar os movimentos do auxílio emergencial e seus impactos no poder de consumo e dinamismo da economia, que finalizou no fim de dezembro, mas que já é previsto novamente implementar o auxílio sob novo conjunto de regras.

Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

PMC: resultados de fevereiro são prenúncio para o varejo

O varejo restrito subiu 0,6% em fevereiro na comparação mensal dos dados dessazonalizados, depois de recuar 0,2% em janeiro, mas caiu 3,8% na comparação interanual de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. Como analisam os economistas da Boa Vista, a queda no ano desacelerou a curva de longo prazo, que passou…

Indicador de Registros de Inadimplentes avança 0,8% em março

O número de registros de inadimplentes subiu 0,8% na comparação mensal dos dados dessazonalizados, segundo dados nacionais da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral. Na comparação interanual foi observada uma leve queda de 3,8% e…

Boa Vista lança Centro de Excelência em Analytics e reforça atuação como empresa de inteligência de dados

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia um importante passo em sua estratégia de se consolidar como uma empresa que utiliza tecnologia e inteligência de dados para apoiar clientes a tomarem decisões mais precisas…