Para BC, atividade econômica avança 0,86% em outubro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários:                                                                                                        

  • De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,86% em outubro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 2,61%.
  • Na comparação acumulada do ano o indicador apresentou desaceleração na queda e registrou variação negativa de 4,92%. No mesmo sentido, na análise acumulada em 12 meses o resultado recuou para -3,94%.
  • Após os dados do IBC-BR apresentaram contrações expressivas em março e abril na comparação mensal com ajustes sazonais, em outubro o indicador reforça a retomada da atividade econômica dos últimos seis meses, seguindo a tendência dos outros dos indicadores econômicos. Contudo, na análise acumulada dos últimos 12 meses a curva se manteve em queda, indicando que o caminho de recuperação da atividade econômica pode ser prolongado.
  • No período até outubro, foi recuperado apenas 84,1% da perda acumulada no bimestre março-abril, de acordo com os dados dessazonalizados.
  • A variação mensal resultou da tendência apontada pelas demais pesquisas dos setores de atividade econômica divulgadas pelo IBGE: Pesquisa Industrial Mensal, Pesquisa Mensal do Comércio e Pesquisa Mensal de Serviços apresentaram as seguintes variações no período, de 1,1%, 0,9% e 1,7%, respectivamente.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica avança 0,59% em novembro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários: De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.   No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise…

Pedidos de falência avançam 12,7% em 2020

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%. Em…

Consumidores veem piora da situação econômica do país em 2020, mas acreditam em cenário melhor em 2021

O consumidor brasileiro vê uma piora da economia nacional em relação a 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo país. 77% dos entrevistados acreditam…