Para BC, atividade econômica avança 1,74% no terceiro trimestre

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) caiu 0,09% em setembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,45%. No terceiro trimestre a economia teve expansão de 1,74% em relação ao período imediatamente anterior (dessazonalizado).

O comportamento do indicador em setembro reflete o desempenho negativo apontado pelas três pesquisas dos setores de atividade econômica divulgados pelo IBGE: Indústria (-1,8%), Comércio (-1,3%) e Serviços (-0,3%).

Apesar da queda na base mensal, o indicador mostra sinais de que a atividade segue em recuperação gradual, principalmente quando se observa a evolução em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, em um cenário de forte incerteza, alta ociosidade econômica e mercado de trabalho fragilizado, a tendência é de que o IBC-BR siga em marcha lenta até o final do ano.

 

Posts relacionados

Movimento do Comércio cresce 1,0% em janeiro

O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 1,0% em janeiro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,3%. Já na variação contra janeiro do ano anterior o varejo cresceu…

Análise PMC: Black Friday antecipa vendas do Natal e varejo registra queda das vendas em dezembro

A queda da inadimplência das pessoas físicas – e, consequentemente, das taxas médias de juros ao consumidor – abriu espaço para o crescimento da oferta de crédito. Por outro lado, o elevado nível de desocupação e a fraca recuperação da renda – apesar da inflação baixa – ainda limitam a capacidade de endividamento e consumo…

Boa Vista: Recuperação de crédito cai 0,6% no acumulado em 12 meses

13 de fevereiro de 2019 – O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 0,6% no acumulado em 12 meses (fevereiro de 2018 até janeiro de 2019 frente os 12 meses antecedentes). Em janeiro o indicador…