PNAD: Taxa de desemprego encerra o ano em 11,6%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), a taxa de desemprego caiu para 11,6% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2018. O resultado ficou 0,3 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 0,2 p.p. abaixo do mesmo período de 2017.

Em termos absolutos, a população desocupada totalizou 12,2 milhões (redução de 2,4% em relação ao trimestre anterior e queda de 0,9% na comparação com o último trimestre de 2017).

A população ocupada (PO) subiu 0,4% na comparação trimestral e 1,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destacaram-se no trimestre os crescimentos nas posições “conta própria” (1,5%) e “empregador” (2,3%).

Ainda na comparação trimestral, as principais evoluções ocorreram em ocupações nos setores de Comércio (1,5%), Serviços (1,9%) e Transportes (3,4%). No sentido contrário, os setores de Agricultura e Indústria registraram queda no período, de 3,5% e 0,5%, respectivamente.

A População Economicamente Ativa (PEA) apresentou crescimento no trimestre (0,1%) e ampliou-se em 0,7% em relação ao mesmo período de 2017.

O rendimento médio habitual cresceu 0,6% ao longo de 2018.

O resultado de dezembro confirma a avaliação de que o mercado de trabalho segue bastante fragilizado, refletindo o ritmo fraco de recuperação da atividade e as incertezas ao longo de 2018. Para 2019, dado que as expectativas para o desempenho da economia seguem mais otimistas, a tendência é que o mercado de trabalho continue com sua recuperação, ainda que de forma lenta.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

CAGED: Foram abertas 157,2 mil vagas formais em setembro.

Foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicado pelo Ministério do Trabalho. Em setembro, o saldo de vagas no mercado de trabalho (resultado da diferença entre contratações e desligamentos) foi positivo em 157,2 mil postos formais. É o melhor resultado para o mês de setembro desde 2013, quando houve a…

[CAMPANHA] Boa Vista e entidades parceiras promovem campanha de renegociação de dívidas em mais de 60 cidades do país

Em parceria com as Associações Comerciais, Empresariais e Industriais, Federações e Entidades de classe, de 63 cidades, de cinco estados, a Boa Vista promove entre os meses de outubro, novembro e dezembro, a Campanha ‘Acertando suas Contas’ 2019. A ação é considerada uma das maiores iniciativas de promoção da sustentabilidade do crédito do país, reconhecida…

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em setembro

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em setembro na comparação com agosto, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com setembro de 2018, o indicador subiu 5,9%. Já no acumulado em 12 meses, registrou alta de 4,5%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o…