Produção Industrial avança pelo terceiro mês consecutivo

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,8% em outubro, na comparação mensal ajustada sazonalmente.

Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,3%. No acumulado de 2019, o setor também registrou queda de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação apontou alta de 0,8% em comparação com setembro. Dentre os ramos industriais houve evolução da atividade em 14 dos 26 pesquisados, sendo que as principais influências positivas ocorreram em: produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,2%), produtos alimentícios (3,4%),  setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,9%), de celulose, papel e produtos de papel (2,4%), de impressão e reprodução de gravações (15,3%), de máquinas e equipamentos (1,4%), de outros produtos químicos (1,1%), de produtos de minerais não-metálicos (1,8%) e de bebidas (1,6%). Por outro lado, os resultados negativos que mais impactaram a média global de outubro ocorreram em coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%), metalurgia (-3,2%) e indústrias extrativas (-1,1%).

Dentre as grandes categorias, em outubro, o grupo de Bens de Capital (-0,3%) foi o único que registrou variação negativa, enquanto os grupos de Bens de Consumo e Bens Intermediários avançaram 1% e 0,3%, respectivamente.

O desempenho da indústria em outubro soma o terceiro resultado mensal positivo consecutivo, após encerrar uma sequência de três meses de queda em agosto, contribuindo para acelerar levemente a recuperação da atividade na análise 12 meses. Contudo, a continuidade desse bom desempenho dependerá da melhora no mercado de trabalho, da retomada da confiança e de melhores resultados nos demais setores da economia, que ainda seguem bastante fragilizados. Desta forma, segundo as projeções reunidas no relatório Focus, pode-se esperar que a produção industrial encerre 2019 com queda de 0,7%.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…

Número de novas empresas sobe 18,1% em 2019

O número de novas empresas cresceu 18,1% em 2019 frente ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. No 4° trimestre houve queda de 15,2% em relação ao trimestre passado. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o indicador apresentou crescimento de 17,8%. Forma jurídica Na classificação por forma jurídica,…