Produção Industrial cresce 0,5% em fevereiro

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,5% em fevereiro, na comparação mensal ajustada sazonalmente.

Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,2%. No acumulado de 2020, o setor também registrou queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação apontou contração de 0,7% em comparação com janeiro. Dentre os ramos industriais houve evolução da atividade em 15 dos 26 pesquisados, sendo que as principais influências positivas ocorreram em: veículos automotores, reboques e carrocerias (2,7%) e outros produtos químicos (2,6%). Por outro lado, o resultado negativo que mais impactou a média global de fevereiro ocorreu em  coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%), interrompendo três meses de crescimento e ganhos de 8,6% neste período.

Dentre as grandes categorias, em fevereiro, o grupo de Bens de Consumo (-0,6%) apresentou queda no mês, em ambas divisões: Bens Duráveis (-0,7%) e Semi e Não-duráveis (-0,2%). Os grupos de Bens Intermediários (0,5%), e de Bens de Capital (1,2%) apresentaram taxas positivas.

O desempenho da indústria em fevereiro representa o segundo mês de crescimento em 2020, marcado pelo avanço de 15 das 26  atividades, entretanto não contribuiu para acelerar a recuperação da atividade na análise de 12 meses. Os dados inferidos para o indicador da Produção Industrial são respectivos para o mês de fevereiro, desta forma os efeitos das medidas restritivas ao coronavírus não foram contabilizados para o período em questão. Desta forma, espera-se para os próximos meses mudanças significativas no indicador, importante notar que, segundo as projeções reunidas no relatório Focus na primeira semana de março, esperava-se que a produção industrial apontasse crescimento de 2,4% para 2020, já no final do mês, a projeção de crescimento atingia a marca de 0,85% no ano.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica avança 0,59% em novembro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários: De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.   No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise…

Pedidos de falência avançam 12,7% em 2020

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%. Em…

Consumidores veem piora da situação econômica do país em 2020, mas acreditam em cenário melhor em 2021

O consumidor brasileiro vê uma piora da economia nacional em relação a 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo país. 77% dos entrevistados acreditam…