Produção Industrial encerra o ano com tombo de 4,5% em 2020

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) apontou crescimento negativo da indústria de 4,5% em 2020. Na comparação com dezembro de 2019, a atividade cresceu 8,3%. Na comparação mensal, a indústria avançou 0,9% de acordo com os dados dessazonalizados.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação encerrou 2020 com uma queda de 4,6% em comparação com o ano passado. Já a extrativa mineral recuou 3,4% na mesma base de comparação.


Dentre os ramos industriais houve avanço da atividade em 19 dos 26 pesquisados, sendo que as principais influências positivas ocorreram em: Veículos automotores, reboques e carrocerias (22,6%), Máquinas e equipamentos (37,4%) e Metalurgia (28,9%). Por outro lado, os destaques negativos ocorreram em Indústrias extrativas (-3,9%) e Impressão e reprodução de gravações (-49,8%).

Dentre as grandes categorias, no acumulado do ano, todas apresentaram quedas no mês, sendo que os grupos de Bens de Consumo, Bens de Capital e Bens Intermediários apresentaram baixas de 9,0%, 9,8% e 1,1%, respectivamente.

O resultado no fechamento do ano revela o resultado ruim do setor ao longo de 2020, no entanto a indústria foi a que apresentou a melhor recuperação após o impacto da crise do novo coronavírus, sendo que foi a única a recuperar os patamares anteriores a pandemia. Para 2021, espera-se que com as expectativas de melhora da pandemia e o avanço do programa de vacinação os setores econômicos e o mercado de trabalho voltem a uma certa normalidade, tais fatores que serão fundamentais para o avanço da indústria e a economia para o ano. Segundo as projeções reunidas no relatório Focus, a projeção de crescimento da indústria aponta alta de 5,02% para o ano.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Resultado do PIB revela tombo de 4,1% em 2020

Comentários:                                                                                                          Os dados do PIB do 4º trimestre, divulgados hoje pelo IBGE, ficaram dentro da projeção de recessão esperada, reforçando os efeitos das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 2020, o PIB apresentou um tombo de 4,1%, interrompendo três anos de desempenho positivo do indicador. Na comparação com o 3º…

Márcio Gerbovic assume como Diretor Comercial na Boa Vista

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia Márcio Gerbovic como novo Diretor Comercial, com o objetivo de desenvolver os relacionamentos de alto nível e expandir a capacidade da empresa no incremento de soluções que tenham um…

PNADC: Taxa de desemprego encerra o ano em 13,9%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 13,9% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2020. Estando 0,7 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 2,9 p.p. maior com relação ao mesmo período do ano passado (11%). Em…