Produção Industrial encerra o ano com tombo de 4,5% em 2020

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) apontou crescimento negativo da indústria de 4,5% em 2020. Na comparação com dezembro de 2019, a atividade cresceu 8,3%. Na comparação mensal, a indústria avançou 0,9% de acordo com os dados dessazonalizados.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação encerrou 2020 com uma queda de 4,6% em comparação com o ano passado. Já a extrativa mineral recuou 3,4% na mesma base de comparação.


Dentre os ramos industriais houve avanço da atividade em 19 dos 26 pesquisados, sendo que as principais influências positivas ocorreram em: Veículos automotores, reboques e carrocerias (22,6%), Máquinas e equipamentos (37,4%) e Metalurgia (28,9%). Por outro lado, os destaques negativos ocorreram em Indústrias extrativas (-3,9%) e Impressão e reprodução de gravações (-49,8%).

Dentre as grandes categorias, no acumulado do ano, todas apresentaram quedas no mês, sendo que os grupos de Bens de Consumo, Bens de Capital e Bens Intermediários apresentaram baixas de 9,0%, 9,8% e 1,1%, respectivamente.

O resultado no fechamento do ano revela o resultado ruim do setor ao longo de 2020, no entanto a indústria foi a que apresentou a melhor recuperação após o impacto da crise do novo coronavírus, sendo que foi a única a recuperar os patamares anteriores a pandemia. Para 2021, espera-se que com as expectativas de melhora da pandemia e o avanço do programa de vacinação os setores econômicos e o mercado de trabalho voltem a uma certa normalidade, tais fatores que serão fundamentais para o avanço da indústria e a economia para o ano. Segundo as projeções reunidas no relatório Focus, a projeção de crescimento da indústria aponta alta de 5,02% para o ano.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Informe Semanal – Fintechs e Bancos Digitais

Bancos Digitais O banco digital C6 Bank, criado em 2018 por ex-sócios do banco BTG pactual, anunciou na última sexta que atingiu a marca de 6 milhões de usuários no Twitter, segundo a empresa: “Do zero aos 6 milhões de C6 Lovers!”. Nubank, o maior banco digital brasileiro, anunciou a ferramenta de transferência de dinheiro…

Informe Matinal – 13.05.2021

  Brasil e Mercados O receio em relação à inflação americana já constava na última ata do Copom divulgada esta semana. Tal receio, em princípio, virou realidade. O índice de preços ao consumidor americano atingiu 4,2% no ano em abril, acima das projeções que apontavam para 3,6%. Isso repercutiu em vários mercados, o dólar subiu,…

BC confirma recuo da atividade econômica e aponta queda de 1,59% em março

Comentários:  • De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) recuou 1,59% em março na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 6,26%. • Na análise do resultado acumulado em 12 meses o indicador apontou desaceleração da queda, passando…