Produção Industrial registra terceira queda mensal consecutiva

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) recuou 0,3% em julho, na comparação mensal ajustada sazonalmente.

Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,3%. No acumulado de 2019, o setor registrou queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação apontou queda de 0,5% em comparação com junho. Dentre os ramos industriais houve redução da atividade em 11 dos 26 pesquisados, sendo que as principais influências negativas ocorreram em: produtos químicos (-2,6%), bebidas (-4,0%) e produtos alimentícios (-1,0%). Por outro lado, os resultados positivos que mais impactaram a média global de julho ocorreram nas indústrias extrativas (6,0%), máquinas e equipamentos (6,0%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (6,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (1,5%) e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (8,4%).

Dentre as grandes categorias, em julho, o grupo de Bens de Consumo (0,8%) foi o único que registrou variação positiva, enquanto os grupos de Bens de Capital e Bens Intermediários recuaram 0,3% e 0,5%, respectivamente.

O resultado de julho soma a terceira queda mensal consecutiva e contribui para a piora do ritmo na análise em 12 meses, que se encontra posicionado no campo negativo desde março deste ano. O desempenho do acumulado no ano também confirma que a atividade industrial segue ainda mais fragilizada e com grandes dificuldades em estabelecer um ritmo claro de recuperação do setor para esse ano. Com isso, para os próximos meses, melhores resultados dependerão da retomada da confiança, aumento do desempenho nos demais setores e melhora no mercado de trabalho. Segundo as projeções reunidas no relatório Focus, pode-se esperar que a produção industrial cresça em torno de 0,08% em 2019.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Produção Industrial cresce 0,5% em fevereiro

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,5% em fevereiro, na comparação mensal ajustada sazonalmente. Já referente ao acumulado dos últimos doze meses, a atividade industrial recuou 1,2%. No acumulado de 2020, o setor também registrou queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano…

pagamento de dívidas

Demanda por Crédito do Consumidor avança 0,6% em fevereiro

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 0,6% em fevereiro na comparação com janeiro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com fevereiro de 2019, o indicador cresceu 1,8%. Já no acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,7%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o…

PNADC: Taxa de desemprego atinge 11,6% em fevereiro

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego avançou para 11,6% no trimestre móvel encerrado em fevereiro. Estando 0,4 p.p. acima do registrado no mês anterior e 0,8 p.p. menor com relação ao mesmo período do ano passado (12,4%). Em termos absolutos, a população desocupada…