Seguindo a tendência do ICC, a Confiança do Comércio avançou 16% em abril e recuperou 63% da queda de março

Comentários:                                                                                                                     

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) cresceu 16% em relação a março, para 84,1 pontos, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 7,5% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) apresentou alta de 24,4% na mesma base de comparação.
  • Em relação a abril do ano passado, o ICOM, o ISA e o IE registraram altas de 32,4%, 23,6% e 30,9%, respectivamente.

Perspectivas:                                                                                                      

  • A confiança do comércio seguiu a mesma tendência apresentada pela confiança dos consumidores, no entanto apresentou um avanço mais consistente tanto na percepção atual quanto nas expectativas para os próximos meses. Interessante observar que o crescimento mensal e interanual se deu em um contexto de comparações com os períodos mais afetados pela crise decorrente da pandemia, uma vez que, tanto em abril do ano passado, quanto em março deste ano, foram os períodos mais impactados e que apresentaram as maiores quedas no indicador.
  • A sustentação e recuperação do indicador ainda está condicionada ao avanço consistente do programa de vacinação e a recuperação dos demais setores da economia, como o mercado de trabalho que ainda se encontra fragilizado.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Informe Semanal – Fintechs e Bancos Digitais

Bancos Digitais O banco digital C6 Bank, criado em 2018 por ex-sócios do banco BTG pactual, anunciou na última sexta que atingiu a marca de 6 milhões de usuários no Twitter, segundo a empresa: “Do zero aos 6 milhões de C6 Lovers!”. Nubank, o maior banco digital brasileiro, anunciou a ferramenta de transferência de dinheiro…

Informe Matinal – 13.05.2021

  Brasil e Mercados O receio em relação à inflação americana já constava na última ata do Copom divulgada esta semana. Tal receio, em princípio, virou realidade. O índice de preços ao consumidor americano atingiu 4,2% no ano em abril, acima das projeções que apontavam para 3,6%. Isso repercutiu em vários mercados, o dólar subiu,…

BC confirma recuo da atividade econômica e aponta queda de 1,59% em março

Comentários:  • De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) recuou 1,59% em março na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 6,26%. • Na análise do resultado acumulado em 12 meses o indicador apontou desaceleração da queda, passando…