Vendas no varejo avançam 1% em julho

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada hoje pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito avançou 1% na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses, o indicador cresceu 1,6%. Na comparação interanual a variação foi de 4,4% e no acumulado do ano houve crescimento de 1,2%.

Avaliando os segmentos na variação mensal (com ajuste sazonal), sete das oito atividades pesquisadas registraram alta em julho. Os avanços mais expressivos ocorreram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%) e Móveis e eletrodomésticos (1,6%). Por outro lado, o único segmento que apresentou queda no mês foi o de Equipamentos e material para escritório, informática, e comunicação (-1,6%).

O Comércio Varejista Ampliado passou de 3,7% em junho para 4,1% em julho na variação em 12 meses. Na comparação mensal (dados dessazonalizados), o indicador apresentou alta de 0,7%.

O bom desempenho das vendas do varejo em julho soma o terceiro resultado mensal positivo consecutivo e contribui para acelerar a atividade na análise 12 meses e no acumulado do ano. Puxado, em especial, pelos avanços em Hipermercados e supermercados e Móveis e eletrodomésticos, o mês inicia o segundo semestre com o melhor desempenho do setor no ano, que ainda pode contar com um fôlego adicional para as vendas dada a liberação dos recursos de contas ativas e inativas do FGTS em setembro.

Nota-se que a aceleração das concessões observada a partir de maio deste ano e a melhora na avaliação sobre a situação econômica atual podem ter contribuído para a evolução das vendas mês. No entanto, dado o mercado de trabalho ainda bastante fragilizado e o fraco crescimento da renda, espera-se que o setor siga com um ritmo de crescimento gradual ao longo dos próximos meses.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

black friday

[PESQUISA] 86% dos empresários esperam vendas iguais ou maiores que as do ano passado nesta Black Friday

86% dos empresários brasileiros acreditam que as vendas da Black Friday 2019 serão iguais ou maiores que em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro, com mais de 800 empresários de todo o país. Questionados sobre o faturamento com a data em relação ao ano passado, 53% acreditam que…

recuperação de crédito

Recuperação de crédito do consumidor sobe 3% em outubro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou avanço de 3% em outubro contra setembro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com outubro de 2018, houve aumento de 2,9%. No ano, porém, o indicador acumula queda de…

SCPC Comunica: ações de cobrança ganham mais eficiência com o envio de comunicados digitais

Mesmo com a inadimplência do consumidor apresentando queda de 3,0% entre os meses de janeiro a outubro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado, o não pagamento das dívidas é uma realidade para cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo a Boa Vista. E sendo uma empresa que fornece informações com…