Vendas no varejo registram avanço de 0,6% em setembro

Comentários:                                                                                                         

  • De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada hoje pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito cresceu 0,6% na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou para 0,9%. Na comparação interanual houve alta de 7,3%.
  • Importante notar que o Indicador Movimento do Comércio da Boa Vista novamente antecipou o resultado da PMC para o mês de setembro, esse que avançou 0,4% na comparação mensal dessazonalizada.
  • Avaliando os segmentos na variação mensal (com ajuste sazonal), cinco das oito atividades pesquisadas registraram alta em setembro. Os principais avanços ocorreram em Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (8,9%); Combustíveis e lubrificantes (3,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%).
  • Por outro lado, os setores que apresentaram queda no mês foram o de Tecidos, vestuário e calçados (-2,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%); e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0.4%).
  • O Comércio Varejista Ampliado registrou baixa de 1,4% em setembro na variação em 12 meses. Já na comparação mensal (dados dessazonalizados), o indicador avançou 1,2%.
  • Por fim, foi observado crescimento das vendas em 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Piauí (5,7%), São Paulo (2,1%) e Espírito Santo (1,8%).

 

Perspectivas:

  • Após o varejo ser fortemente impactado pelas medidas restritivas ao coronavírus nos meses de março e abril, o resultado do mês continua a tendência de recuperação do setor, no entanto o ritmo de recuperação já apresenta enfraquecimento em comparação com os meses anteriores. A recuperação completa do varejo ainda está em função de uma possível vacina nos próximos meses, das oscilações no mercado internacional e do fim do auxílio emergencial datado para o final do ano.

 

 

Nota:

Os dados aqui apresentados fazem referência ao mercado em geral e não possuem qualquer ligação com os dados operacionais da Boa Vista S.A. As opiniões aqui expressas são independentes e de autoria da área de Indicadores e Estudos Econômicos da empresa, que não tem acesso às informações operacionais da Boa Vista S.A.

 

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Empresas fontes têm papel fundamental na consolidação das informações que compõem Cadastro Positivo

Desde que o Cadastro Positivo passou a receber automaticamente, há pouco mais de um ano, informações de pagamento e dados cadastrais dos consumidores (pessoa física e pessoa jurídica), o Brasil aponta para uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico. No entanto, para que possa beneficiar um número maior de consumidores, é preciso que mais empresas fontes…

Maioria das empresas está otimista com vendas da Black Friday em 2020

66% das empresas acreditam que as vendas da Black Friday em 2020 serão iguais ou superiores às de 2019, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, com 600 representantes dos setores do…