Vendas no varejo registram avanço de 1,2% em fevereiro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada hoje pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito avançou 1,2% na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses, o indicador cresceu 1,9%. Na comparação interanual a variação foi de 4,7%.

Avaliando os segmentos na variação mensal (com ajuste sazonal), cinco das oito atividades pesquisadas registraram alta em fevereiro. Os principais avanços ocorreram em Móveis e eletrodomésticos (1,6%), Tecidos, vestuário e calçados (1,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%). Por outro lado, os principais recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%).

O Comércio Varejista Ampliado registrou alta de 3,6% em fevereiro na variação em 12 meses. Já na comparação mensal (dados dessazonalizados), o indicador avançou 0,7%.

Após registrar variação negativa em janeiro, o resultado de fevereiro aponta melhora e contribui para acelerar levemente a atividade na análise em 12 meses. O avanço em mais da metade dos segmentos em fevereiro indica que o setor mostrava sinal positivo para o varejo e ainda não tinha sentido os efeitos do Covid-19 no comércio e na economia. Portanto, para os próximos meses, dados de mercado já apontam para a inversão dessa tendência e espera-se que o setor apresente desaceleração intensa com as medidas de contenção do avanço do novo coronavírus.


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