De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito ficou estável em fevereiro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 2,3%. Na comparação interanual a variação foi de 3,9%.

Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento. Entre os setores que avançaram, o destaque foi para Tecidos, vestuário e calçados (4,4%), seguido por Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e Livros, jornais, revistas e papelarias (0,2%). No sentido contrário, as pressões negativas vieram de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%), Combustíveis e lubrificantes (-0,9%), Móveis e eletrodomésticos (-0,3%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,0%).

O Comércio Varejista Ampliado passou de 4,7% em janeiro para 4,9% em fevereiro na variação em 12 meses. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve queda de 0,8% em relação a janeiro.

O resultado de fevereiro indica que o setor segue bastante modesto, contribuindo para manter o indicador estável no começo do ano, como observado na análise em 12 meses. Este cenário, no entanto, reflete a fragilidade do setor, que vem apresentando grande dificuldade em estabelecer um ritmo de recuperação nos últimos meses. Sendo assim, com a alta taxa de desemprego e baixo desempenho dos outros setores econômicos, espera-se que o varejo siga em um padrão de crescimento gradual ao longo do ano.