Volume de vendas sobe 0,5% em setembro segundo Pesquisa Mensal do Comércio

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 0,5% na comparação mensal de setembro contra o mesmo mês do ano anterior. Na comparação mensal dessazonalizada foi observada alta de 0,4%,  em linha com a expectativa de mercado. Na análise do resultado acumulado em 12 meses, as vendas aumentaram em 3,4% em 12 meses, tendo portanto, desacelerado em 0,3 p.p. frente a agosto.

A alta observada no índice restrito foi sustentada basicamente pelas elevações das categorias “Móveis e Eletrodomésticos” e “Combustíveis e lubrificantes”, que subiram 1,8% e 0,7% na margem (dados dessazonalizados) respectivamente. Ademais, a categoria “Art. farmacêuticos, médicos, ortop. e de perfumaria” e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” também obtiveram altas, de 0,4% e 1,2%. Para as demais categorias, no entanto, foram registradas quedas, disponibilizadas na tabela no final deste documento. Já para o resultado ampliado do varejo, isto é, incluindo as vendas de materiais de construção e de veículos automotores, também houve alta de 0,5%.

O varejo demonstrou ao longo do ano sucessivos resultados de fraco desempenho, tendo em vista a análise de longo prazo – medida pela variação acumulada em 12 meses. Para os próximos meses, outros indicadores também sinalizam um crescimento mais limitado no ano, tais como os índices de confiança, e variáveis referentes ao mercado de trabalho. Além disso, o último trimestre não caminha para um cenário mais favorável, fazendo com que as expectativas de crescimento no ano permaneçam baixas, com alta entre 3,0% e 3,5%.

pmc set14

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica continua a apresentar queda na análise 12 meses, apesar do avanço mensal de 1,1%

Comentários:                                                                                                             …

Volume de Serviços avança 2,9% em agosto, mas acentua queda na análise em 12 meses

  Comentários:                                                                                                           …

IPCA avança 0,64% em setembro, sendo o maior resultado para um mês de setembro desde 2003

Comentários: De acordo com o IBGE, o IPCA registrou alta de 0,64% no mês de setembro. No 3° trimestre houve elevação em 1,24% e no ano o índice aponta alta de 1,34%. O resultado acumulado em 12 meses é de alta em 3,14% e o boletim Focus da última segunda-feira (05/10) mostra que a mediana…