A inadimplência por conta do desemprego e queda na renda ainda são os principais motivos da negativação de consumidores em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Levando esse dado em consideração e a atual necessidade de crédito no país, a empresa aperfeiçoou suas ferramentas voltadas à análise de crédito e anuncia a Família PowerScore4, a 4ª geração de modelos de concessão.  

“Queremos facilitar a tomada de crédito por parte do consumidor e incluir mais pessoas no sistema financeiro. Estamos convivendo com um momento delicado da economia com taxas de juros e inflação elevadas. Por isso, é importante aumentar as possibilidades do consumidor, sem menosprezar os riscos, evitando assim que a inadimplência aumente”, explica Lucas Caiche Guedes, VP de Negócios da Boa Vista. 

A Família PowerScore4 é composta por quatro modelos divididos em quatro modalidades de crédito: empréstimo pessoal, cartão de crédito, financiamento de veículos e crédito imobiliário. A Boa Vista estima que as soluções podem aumentar em até 150% o percentual de pessoas que receberão crédito, comparado aos modelos anteriores, que já eram bem assertivos. A 4ª geração de modelos de concessão da Boa Vista ainda amplia o acesso para o público não bancarizado, e pode aumentar em 32% o número de pessoas que recebem crédito, mas não possuem contas em bancos. 

“Estamos preparados para trabalhar com qualquer técnica estatística, inclusive as mais modernas. A Família PowerScore4 é o resultado de um trabalho contínuo e duradouro do nosso Centro de Excelência em Analytics (CEA) e da nossa área de Dados, e reflete os investimentos da Boa Vista em tecnologia nos últimos anos. O desempenho das soluções evidencia uma melhora na nossa plataforma de inteligência analítica, na amostragem e aumento de nossas bases de dados, e evolução das técnicas de modelagem”, continua o VP de Negócios. 

Os novos modelos de concessão utilizam todas as informações disponíveis na base da Boa Vista, além de contemplar o Cadastro Positivo, o cadastro negativo, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e outras bases alternativas, obtidas pela empresa devido ao seu relacionamento com outras empresas e instituições que são fontes de bases de dados no país. A nova geração aperfeiçoou suas técnicas de machine learning, que são usadas para traçar perfil comportamental do consumidor e utiliza novas variáveis preditivas, facilitando a aprovação de crédito. 

“O desenvolvimento da Família PowerScore4 contou com muitas equipes trabalhando de forma integrada. Os modelos contam com algoritmos de alta performance, aprimorados a partir do que há de mais moderno na área de Analytics e são destinados a negócios de todos os tamanhos”, finaliza Lucas Guedes.