Para conseguir promover os seus produtos e serviços a fim de ampliar as vendas neste Dia dos Namorados, 54% dos empresários disseram que irão recorrer a crédito. O número é de pesquisa realizada pela Boa Vista.

Uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado ano passado. Isso porque na ocasião 78% dos entrevistados informaram que recorreriam a crédito para estimular as vendas no Dia dos Namorados. 

Para Flávio Calife, economista da Boa Vista, esse movimento é justificável. Dado que o custo do crédito hoje está muito mais elevado do que um ano atrás. Em junho de 2021 a taxa básica de juros, Selic, estava na casa dos 3,50% e agora está na marca de 12,75%. Podendo ainda subir na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 15 e 16 de junho. 

Crédito onde?

Dos que em 2022 irão buscar crédito para tentar vender mais no Dia dos Namorados, 79% informaram que recorrerão as linhas de crédito de bancos. Um aumento de 19 pontos percentuais, já que em 2021, 60% informaram que recorreriam a essas instituições financeiras. Família (13%), Financeira (4%), Amigos (4%) foram as outras opções indicadas.

"É importante lembrar que no ano passado 17% daqueles que buscaram crédito recorreram à "Família" e essa queda de um ano para o outro também tem explicação.

Os juros subiram na tentativa de conter o avanço da inflação, que ainda não cedeu, e o poder de compra das famílias foi impactado pelas pressões inflacionárias, que não foram poucas e que também atingiram itens básicos da cesta de consumo, como alimentos e combustíveis.

Por isso, com menos renda disponível, ficou mais difícil recorrer a esta fonte”, analisa o economista. A imagem a seguir contém o detalhamento: 

Vai buscar crédito onde?

dia dos namorados

Fonte: Boa Vista

Em segundo lugar, a pesquisa também constatou que 58% dos empresários pretendem realizar novos investimentos para alavancar vendas no Dia dos Namorados. Comparado a 2021, há um crescimento de 13 pontos percentuais. Na Páscoa e no Dia das Mães de 2022, os que responderam ter essa mesma disposição foram 73% e 65% dos entrevistados, respectivamente.  

Com o dinheiro na mão, por fim, os empresários contaram que devem adotar as seguintes ações para estimular as vendas: campanhas em redes sociais (63%), novas promoções (27%), descontos em produtos (22%), vendas em site (22%), novas formas de pagamento (11%) e aumentar (o prazo de pagamento (9%). 

Metodologia 

Pesquisa quantitativa sobre o Dia dos Namorados realizada pela Boa Vista, em maio de 2022, em âmbito nacional, com 500 empresas dos setores do comércio, serviços e indústria, de micro, pequeno, médio e grande porte, por meio de questionário estruturado, de autopreenchimento, encaminhado por e-mail ao universo de empresas pesquisadas.

Enfim, a margem de confiança é de 90% na leitura dos resultados, e margem de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.