Uma pesquisa realizada pela empresa Boa Vista mostra que a intenção de compra no Dia dos Namorados de 2022 registrou queda em relação ao ano anterior. Agora, somente 42% dos entrevistados declararam que irão comemorar a data e presentear a pessoa amada. Em 2021 esse índice era de 64%.

Por outro lado, entre quem vai comprar presente, 41% pretendem gastar mais em relação a 2021. Outros 25% gastarão menos e 34% investirão a mesma quantia. Ao passo que o tíquete médio este ano é de R$ 327, ante R$ 310 registrados em 2021.  

Em segundo lugar, acompanhando a tendência dos últimos anos, os itens mais procurados para presentes devem ser vestuário e calçados (31%). Em seguida vêm viagem (15%), beleza e perfumaria (14%), celular (11%), alimentação fora de casa (10%), e por último, chocolates (3%) e flores (3%). 

“A pesquisa mostrou que 42% dos entrevistados irão às compras no Dia dos Namorados, mas a maioria (58%) declarou que não fará essa despesa. A necessidade de ter que priorizar outros compromissos financeiros influenciam nesta decisão. A restrição financeira devido ao desemprego também demonstra ser um dos impeditivos para realizar novos gastos na data”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista. 

Por que não vai comprar neste Dia dos Namorados?

dia dos namorados

Fonte: Boa Vista

Ao mesmo tempo também há uma boa notícia para o comércio presencial. Entre os consumidores entrevistados, 79% pretendem realizar suas compras em locais físicos, principalmente em shoppings (46%), seguido por lojas de rua (32%), magazines (15%) e hipermercados (7%). Apenas 21% dos entrevistados declararam que farão compras on-line.  

Vai comprar onde? 

dia dos namorados

Fonte: Boa Vista

Em seguida, a Boa Vista também apontou que mais da metade dos consumidores estão confiantes e apostam em uma melhora da economia ao longo do ano de 2022, se comparado a última data comemorativa do varejo (Dia das Mães), passando de 49% para 54% das menções. 

Meios de pagamento

O levantamento da Boa Vista também identificou que 52% dos consumidores pretendem pagar o presente de Dia dos Namorados de forma parcelada, um aumento de 5% se comparado a intenção de 2021.

O principal meio de pagamento entre quem irá parcelar as compras continua sendo o cartão de crédito, com 87% das menções. O financiamento por meio de carnês ou boletos aparece com 10% e demais meios 3%.  

Nesse sentido, houve queda na intenção de pagar as compras à vista. Passou de 53% em 2021 para 48% em 2022 e para este grupo de consumidores, os meios de pagamentos mais utilizados deverão ser o cartão de débito e PIX, com 44% e 20%, respectivamente. 


O estudo da Boa Vista também apurou se os consumidores contratariam algum tipo de crédito pessoal, empréstimo ou mesmo se estariam dispostos a usarem parte do limite de crédito em conta ou em cartão para aumentarem o poder de compra para o Dia dos Namorados.

Por fim, cerca de 73% afirmaram que não contratariam crédito para essa finalidade. Dessa forma, apenas 27% dos consumidores estariam predispostos a contratação de crédito para as compras do período. 

Metodologia 

A Pesquisa Sondagem com Consumidores – Dia dos Namorados 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra dos consumidores para o Dia dos Namorados. O levantamento entrevistou 600 respondentes, homens e mulheres, acima de 18 anos e residentes nas principais capitais do país.

Enfim, para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.