A Konduto, vertical de antifraude para pagamentos on-line da Boa Vista, registrou mais de 9 milhões de tentativas de fraudes evitadas entre janeiro e abril de 2022. Essas tentativas de compras fraudulentas representariam R$ 27,7 bilhões de prejuízo para o comércio caso não tivessem sido evitadas.

Em resumo, considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas on-line. Foram analisados quase o dobro de pedidos em relação ao mesmo período de 2021. Com um crescimento de 196%, e registradas cerca de 9 milhões de tentativas de fraudes barradas. O equivalente a 214% a mais de pedidos fraudulentos.

Até aqui, fevereiro foi o mês com o maior número de tentativas de fraude. Totalizando 2,1 milhões, enquanto janeiro apresentou o maior crescimento. Com um índice de 204% e também o maior crescimento nas vendas, que aumentaram 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em abril, por sua vez, a Konduto barrou quase 2 milhões de tentativas de fraudes. Com um aumento de 117%, comparado com abril do ano passado.

Menor número de vendas e fraudes aos domingos

Em seguida, os dados da empresa também revelaram que durante o 1º quadrimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo on-line. Quando apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia.

Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude.

Hora do almoço é terreno fértil para fraudes

Do mesmo modo, ao segmentar seus dados por horário, a vertical de antifraudes para pagamentos on-line da Boa Vista detectou que a faixa do almoço, das 12h às 14h, é na qual acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todo o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro quadrimestre foram registrados durante essas três horas.

Por fim, em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período. “Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada.

As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.