69% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas na Páscoa desse ano em relação à mesma data do ano passado, de acordo com pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. Apenas 12% creem em diminuição das vendas, enquanto os 19% restantes esperam vendas iguais. 

A Boa Vista também identificou que 46% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais nesta Páscoa em relação à passada. 18% esperam gastos iguais aos do ano passado. 36% esperam que o consumidor gaste menos em 2022.

Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio da Páscoa para este ano será de aproximadamente R$ 163. Para a maior parte dos empresários (30%), as vendas de Páscoa devem representar de 1% a 5% do total de vendas no ano. 

“Apesar do cenário econômico atual ser bastante incerto e pouco amistoso devido, sobretudo, à inflação, é preciso lembrar que, durante a Páscoa do ano passado, o país atravessava seu pior momento da pandemia, fato que prejudicou as vendas da data na época.

Portanto, dado o momento atual mais controlado em relação à Covid-19, é natural que o empresário espere vendas melhores em relação ao ano passado”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista. 

73% dos empresários disseram que vão investir para aumentar as vendas nessa data. A principal ação nesse sentido será vender por meio das redes sociais (44%), seguida de criar novas promoções (36%) e fazer campanhas on-line de divulgação (28%). A tabela abaixo contém os dados completos. 

Páscoa

Canais de venda para Páscoa

As lojas físicas seguem como principal canal de vendas da Páscoa, para 34% dos empresários. Porém, o e-commerce será o canal principal para uma boa parcela dos empresários: 22%. Já 27% vão utilizar ambos os canais, porém com maior foco no físico, e 17% farão o mesmo, com foco nas vendas on-line. 

Questionados pela Boa Vista sobre o porquê de apostar nas redes sociais, as respostas mais citadas foram, nessa ordem: estreitar relacionamento com o cliente, divulgar produtos e serviços e obter inspiração para novas criações. Conforme imagem a seguir: 

Páscoa

Entretanto, os empresários afirmam que ainda possuem dificuldades para alavancar os negócios no e-commerce. Dentre os principais obstáculos estão: lidar com o pouco conhecimento da marca no mercado; a falta de mão de obra qualificada e falta de conhecimento sobre o meio digital. 

Expectativas gerais para 2022 

A Boa Vista também questionou os empresários sobre as expectativas para a retomada econômica em 2022. 22% dos entrevistados disseram estar muito confiantes, enquanto 32% se dizem confiantes. Por outro lado, 37% se consideram pouco confiantes, e 9%, nada confiantes. 

De acordo com os empresários, os principais desafios para 2022 são, nessa ordem: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; driblar a inadimplência do negócio e realizar vendas nas redes sociais. 

Por fim, os principais objetivos dos empresários esse ano serão a conquista de novos clientes, o aumento das receitas e aumentar a taxa de aprovação de crédito. 

Metodologia 

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Páscoa 2022, elaborada pela Boa Vista, entrevistou 300 respondentes, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos principais setores e das principais regiões brasileiras do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 80% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.