Durante o Dia dos Namorados de 2022, a Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da empresa de inteligência analítica Boa Vista, verificou que 3,24% dos pedidos de compra processados foram tentativas de fraude barradas pelo seu sistema.

A taxa apresenta uma queda de cinco pontos percentuais (5 p.p.) em relação ao ano anterior, quando 8,13% do total de compras eram fraudes e foram bloqueadas.

Segundo Tom Canabarro, diretor da vertical de antifraudes da Boa Vista, neste último Dia dos Namorados foram evitados R$ 588 milhões em prejuízo, enquanto na mesma data em 2021 foram evitados R$ 403 milhões. O montante, no entanto, é proporcionalmente menor ao do ano passado, uma vez que os pedidos de compra analisados aumentaram em 43%.

A faixa de horário das 13h às 18h foi a que registrou o maior número de tentativas de fraudes, 38%, durante o fim de semana do Dia dos Namorados neste ano.

O período também foi responsável por 34% das vendas. Em 2021, foram registradas nesta faixa de horário cerca de 33% dos pedidos e 33% das tentativas de fraude.