A Konduto, vertical de antifraude da empresa de inteligência analítica Boa Vista, revelou que, no Rio de Janeiro, as tentativas de fraudes cresceram quase o dobro em relação às vendas online analisadas no 1º quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período no ano passado.

Neste período, enquanto as tentativas de fraudes frustradas cresceram cinco vezes (404%), as vendas apresentaram aumento de mais de três vezes (240%). 
 
Ao mesmo tempo, vale destacar que o estado carioca representa cerca de 10% das vendas em e-commerce em todo país. Também é responsável por 18% das tentativas de fraudes online. O Rio de Janeiro, no entanto, não é o estado brasileiro com maior participação no total de vendas online e de tentativas de compras “fake”. Esse posto pertence a São Paulo.

No entanto, São Paulo tem uma participação maior no total de vendas por e-commerce (33%) do que sua quota (31%) nas tentativas de fraude online evitadas no Brasil primeiro trimestre de 2022. 
 
Aumento nos pedidos fraudulentos em relação a 2021 
Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas online.

A Konduto analisou quase o triplo (196%) de pedidos em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram pouco mais que o triplo (214%) na mesma comparação. 
 
Até aqui, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes com um índice três vezes maior (204%) e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, a Konduto registrou o dobro (117%) de pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado. 

Menor número de vendas e tentativas de fraudes aos domingos 

Os dados nacionais da empresa também revelaram que durante o 1º tri de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo online. Apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia.

Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude. 

Hora do almoço é terreno fértil para fraudes 

Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas. Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.      
 
“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista. 

Sobre a Konduto 

A Konduto é a vertical de antifraude para pagamentos online da Boa Vista. Garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento. Sempre combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações.

A solução combina alta tecnologia e inteligência humana. Tudo para realizar análises precisas em menos de 1 segundo. Mais de 4 mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia utilizam as soluções da Konduto. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos.

A empresa também é idealizadora e organizadora do Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.