Muitos empreendedores ainda sofrem com as consequências da crise econômica gerada pelo novo corona vírus. Neste sentido, atrair novos clientes e aumentar as vendas é um desafio diário principalmente para o setor do comércio, um dos mais impactados negativamente.

Conforme a Confederação Nacional do Comércio, a primeira semana de janeiro de 2022, registrou queda acentuada na circulação de consumidores nos estabelecimentos (7,1%). Inclusive, o percentual atingiu um patamar maior do que o observado no ano passado (6,3%).

Dessa forma, várias empresas do setor buscam se reestruturar e procuram ousar em ideias criativas para captação e retenção de novos clientes. Com isso em mente, e visando ajudar sua empresa, preparamos esta lista com 6 dicas certeiras para crescer suas vendas em 2022. Acompanhe!

1.  Primeira regra para atrair novos clientes: conheça seu público e seu produto

Seu negócio tem um público-alvo descrito e personas (clientes ideais) desenhadas? Esse é o principal caminho para vender mais! Isso porque, ao conhecer seu cliente, você sabe o que ele precisa e facilmente pode encontrar soluções que atendam a necessidade. Da mesma maneira, consegue descobrir quais meios de comunicação utilizar para chamar a atenção.

Além disso, sua equipe precisa conhecer profundamente os produtos ou os serviços do seu negócio. Aliás, esse é um processo obrigatório para transformar leads em futuros clientes. Portanto, seja autoridade e demonstre que você e seu time dominam todas as informações sobre aquilo que oferecem. Assim, é possível estruturar um bom plano de negócios e estratégias de vendas realmente atrativas.

Percebeu a oportunidade? Ao seguir essa dica, as chances de seu cliente procurar o concorrente para tirar as dúvidas que você não soube sanar são menores, elevando a probabilidade de fechar negócio na hora.

2.  Tenha preços competitivos e ofereça várias formas de pagamento

Além da qualidade do produto, o custo é um dos fatores que influencia na decisão de compra do consumidor. Por isso, estruture sua política de preços com base na prática do mercado, porém de maneira que garanta que você não tenha prejuízos.

Também é importante que sua empresa disponibilize mais de uma forma de pagamento. Veja só algumas alternativas que podem ser adotadas:

  • À vista em dinheiro;
  • À vista no cartão de débito;
  • No cartão de crédito, em uma ou mais vezes;
  • No pix;
  • No boleto bancário.

Esta tática vale tanto para comércio físico quanto para e-commerce, nos quais as várias possibilidades de pagamento asseguram autonomia ao consumidor no processo de compra.

Caso você tenha uma loja virtual e ainda esteja com receio na oferta de opções, uma escolha segura é a integração dos gateways de pagamento. Esses sistemas conectam e transferem dados entre os usuários, os bancos e as operadoras de cartão de crédito e auxiliam na centralização das operações do seu negócio.

3.  Planejamento estratégico é um dos pilares para atrair novos clientes

Coloque no seu plano de vendas todos os procedimentos internos que devem ser seguidos, defina metas e objetivos, e notifique os responsáveis por cada processo.

No entanto, se no meio do caminho for necessário “ativar o modo improviso” e adaptar o projeto, tudo bem. O importante é que você tenha um planejamento estratégico bem formatado e que todos os envolvidos saibam quais são suas responsabilidades e deveres.

Nesse documento, registre também as etapas da jornada de compra do cliente e pense em topo, meio e fundo de funil de vendas. Ou seja, estruture sua estratégia com a finalidade de atrair públicos que estão em diferentes fases do processo de tomada de decisão.

A partir dessa organização, você e sua equipe ganham controle sobre pontos de melhoria e conseguem adaptar continuamente os processos internos.

Uma dica valiosa para montar sua estratégia de vendas é utilizar a matriz SWOT, que identifica oportunidades e ameaças ao seu negócio no segmento da sua empresa. Veja só um exemplo:

Análise swot - Boa Vista

4.  Fidelize clientes e se aproveite do boca a boca

Fidelizar os clientes e incentivar a recorrência de compras são pontos fundamentais para aumentar suas vendas. Para isso, invista no processo de pós-venda e no relacionamento. Assim, é possível encurtar o funil de vendas para a etapa de consideração (quando o lead sabe qual é a sua necessidade, mas ainda não descobriu como resolvê-la).

Lembre-se que nenhuma venda termina na entrega do produto ou do serviço. O atendimento no pós é essencial para incentivar o consumidor a realizar uma nova compra. Algumas estratégias simples podem ajudar sua empresa nessa etapa. Exemplos:

  • Envio de mensagens em datas comemorativas, especialmente no aniversário, cria proximidade;
  • Compartilhamento de conteúdos relacionados ao produto comprado (você pode usar ferramentas de marketing, como o e-mail, nesta comunicação), demonstra o desejo de que a sua utilização ocorra da maneira correta. Ou seja, demonstrar esse interesse é ótimo para a reputação!

E mais…

Empresas que conseguem fidelizar clientes ganham defensores da marca. O benefício disso é que, através da influência deles, novos consumidores podem conhecer e comprar o seu produto ou serviço.

5.  Marque presença onde o seu público está!

Já pensou em expandir o mercado no qual você atua? Não estamos falando de agregar produtos ou serviços, mas de uma nova região para explorar. Neste caso, uma forma de fazer isso é vender pela internet.

Aproveite e use a tecnologia a favor do seu negócio. Além de facilitar o dia a dia, o ambiente online agiliza processos. E acredite, não é necessário gastar muito para levar a sua empresa para o digital.

Atualmente, vender online não requer altos investimentos em sites e programação, e o retorno costuma ser muito vantajoso. Confira algumas sugestões sobre como começar:

  • Se sua empresa for pequena ou média, você pode usar as redes sociais para divulgar produtos ou serviços de maneira orgânica (gratuita).
  • Há a alternativa de vender em outros sites de grandes redes de lojas, através do sistema de marketplace.
  • Patrocinar anúncios no Google e em redes sociais, como Facebook e Instagram, também pode ser uma boa saída.

A internet é uma grande aliada dos empreendedores que querem atrair novos clientes. No entanto, antes de criar perfis em todas as redes sociais, avalie quais delas a persona do seu negócio realmente utiliza. Afinal, você não quer gastar energia onde não há potencial de bons resultados

Uma dica de ouro para quem pretende entrar no meio digital e ter sucesso, é ser espontâneo e imediatista. E o principal: não deixe seu cliente esperando!

6.  Conte com a ajuda de uma empresa especializada como a Boa Vista!

Para atrair novos clientes e aumentar as vendas da sua empresa, oferecemos serviços especializados para auxiliar você.

O Boa Vista Bluebox, por exemplo, ajuda a aumentar a performance das suas vendas e a assertividade do público-alvo. Sem integração, o serviço é intuitivo, simples de usar e apresenta uma solução completa para prospecção de novos clientes. Além disso, você pode fazer análises e estudos da carteira de seus clientes ou do mercado, e ter acesso ao nosso banco de dados para manter a qualidade dos leads.

Através da nossa plataforma também é possível encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Para isso, faça diversas segmentações e estude a melhor base para atingir o seu objetivo. A partir daí, crie tabelas detalhadas com atributos específicos, aumente a precisão de suas análises e tenha mais agilidade para a sua tomada de decisão.

Essa é uma das soluções certeiras que oferecemos para aumentar suas vendas e atrair novos clientes. Quer saber mais ou conhecer outros serviços que temos por aqui? Converse com nossos consultores.

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