De acordo com a sondagem do comércio, realizada pela FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) cedeu 0,1% na série dessazonalizada, para 100,9 pontos, interrompendo uma sequência de quatro avanços consecutivos. Embora o resultado geral tenha sido negativo, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 3,4% para 105,0 pontos e o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,8% para 96,7 pontos, diminuindo um pouco a diferença entre os níveis do ISA e do IE.

Contudo, na comparação interanual e na comparação no ano a confiança do comércio apresentou bom resultado. No ano o indicador avançou 10,0% com aumento de 12,2% no ISA e de 7,3% no IE. Já em ralação a agosto do ano passado a confiança aumentou 4,2%, com elevação de 2,5% no ISA e de 5,1% no IE.

Assim como a confiança do consumidor, a confiança dos comerciantes caiu em agosto com um olhar mais cauteloso sobre a situação atual dos negócios. Por outro lado, a confiança do setor de serviços segue aumentando à medida que as restrições ficam mais brandas, sugerindo um possível aumento na concorrência entre estes setores, que deve ser vista mais de perto nas pesquisas de atividade que estão por vir. Logo, com o orçamento apertado, o consumidor, provavelmente, terá de optar por um ou outro, para evitar problemas lá na frente.