De acordo com a sondagem de serviços, realizada pela FGV, o Índice de Confiança dos Serviços (ICS) subiu 1,3% na série dessazonalizada, para 99,3 pontos, atingindo o maior nível desde setembro de 2013, quando marcava 101,2 pontos. Na mesma base de comparação, o Índice da Situação Atual (ISA) passou de 90,4 pontos para 93,0 pontos e o Índice de Expectativas (IE) de 105,6 para 105,7 pontos.

Ao contrário, por exemplo, da sondagem do comércio, no segmento de serviços as apostas são mais fortes no presente do que no futuro. O aumento do ISA foi mais expressivo neste mês, de modo que, os agentes estão otimistas com o momento atual do setor. Tanto que o ISA chegou a um patamar visto pela última vez somente em junho de 2014, quando o índice foi de 94,3 pontos.

Outro ponto que sustenta essa tese é de que, a volta das demandas, muito reprimidas, tende a pressionar para cima os preços, que já estão em patamares mais elevados, de modo que, a retomada do setor deve ser mais gradual nos próximos meses, bem como, desigual entre as diversas categorias do setor.

Na comparação interanual as variações são mais robustas em função do efeito base, dado que o setor de serviços foi o mais impactado pela crise. No ano, o ICS e o ISA subiram 15,2%, enquanto o IE apontou aumento de 14,9%.