Comentários:

  • De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.


 

  • No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise do resultado acumulado em 12 meses o indicador caminhou na direção oposta, passando de -4,00% para -4,15%.


 

 

  • Após os dados do IBC-BR apresentarem contrações expressivas em março e abril na comparação mensal com ajustes sazonais, em novembro o indicador reforçou a retomada da atividade econômica nos últimos sete meses. Contudo, na comparação interanual, o indicador registrou mais uma variação negativa, a sétima consecutiva em 2020, acelerando a queda na análise de longo prazo medida pelo resultado acumulado em 12 meses.


 

  • No mesmo período, de acordo com o IBGE, houve avanço de 1,2% na Pesquisa Industrial Mensal e de 2,6% na Pesquisa Mensal de Serviços. Por outro lado, a Pesquisa Mensal do Comércio registrou leve queda de 0,1% após seis altas consecutivas nos meses anteriores.