Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior o produto cresceu 4,0%

Os dados do PIB do 3º trimestre, divulgados hoje pelo IBGE, vieram um pouco abaixo da mediana das expectativas de mercado, que previam estagnação para o período. O resultado soma a segunda queda trimestral consecutiva, após recuar 0,4% no segundo trimestre, deixando claro que ainda há muitos obstáculos pela frente para que a economia se recoloque numa trajetória de crescimento sustentável. Mais do que vacinas e um percentual alto da população imunizado, é preciso que outras variáveis comecem a reagir.

No terceiro trimestre de 2021, o produto retraiu 0,1% na comparação com o trimestre encerrado em junho, de acordo com dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo período de 2020, o indicador avançou 4,0%, uma vez que a base de comparação ainda é fraca, lembrando que, aquele período foi bastante impactado pela pandemia. No ano, o resultado acumula alta de 5,7% e, em 12 meses, ele passou de 1,93% para 3,94%. Já em valores correntes, o PIB totalizou R$2,215 trilhões no terceiro trimestre.

Analisando os números pela ótica da demanda, a Formação Bruta de Capital Fixo (Investimentos) caiu 0,1% contra o trimestre anterior e apontou elevação de 18,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Consumo do Governo subiu 0,8% contra o segundo trimestre de 2021 (dados com ajuste sazonal) e 3,5% na comparação interanual. No mesmo sentido, o Consumo das Famílias, que veio de queda de 0,2% no trimestre passado, apontou alta de 0,9% na base trimestral dessazonalizada. Na comparação interanual houve crescimento de 4,2%, passando para o campo positivo na análise acumulada em 12 meses com alta de 2,1%.

As exportações caíram 9,8% em relação ao trimestre anterior, mas avançaram 4,0% contra o terceiro trimestre de 2020. Já as importações recuaram 8,3% no trimestre e subiram 20,6% na comparação interanual. Na variação acumulada em 4 trimestres, as exportações marcam alta de 3,8%, enquanto as importações crescem 10,3%.

Fonte: IBGE, Contas Nacionais Trimestrais

Pela Ótica da Oferta (Gráfico 2), a Agropecuária recuou 8,0% em comparação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto na comparação com o mesmo trimestre do ano passado o resultado apontou queda de 9,0%.

Já o setor de Serviços apresentou avanço de 1,1% na comparação trimestral e de 5,8% na comparação interanual. Destaque para os serviços de Informação e Comunicação, que avançaram 2,4% na margem e 14,8% contra o mesmo período do ano passado.

A Indústria, por sua vez, ficou estável em relação ao trimestre passado com dados dessazonalizados e cresceu 1,3% na comparação contra o terceiro trimestre de 2020. Apesar do bom desempenho da Construção, que registrou alta de 3,9% no resultado do terceiro trimestre ante o segundo, a Indústria de Transformação e a Indústria Extrativa puxaram os números finais da Indústria Geral para baixo ao recuar 1,0% e 0,4% no mesmo período, respectivamente.

Fonte: IBGE, Contas Nacionais Trimestrais

As projeções para o PIB em 2021 apontam alta de 4,78%, segundo o relatório Focus mais recente do Banco Central. Projeção que pode ser revista para baixo após o resultado do terceiro trimestre e as revisões sobre os trimestres anteriores.

A seguir, a tabela com resumo dos números do PIB do 3º trimestre.

Fonte: IBGE, Contas Nacionais Trimestrais