De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego caiu para 12,3% no trimestre móvel encerrado em maio de 2019. O resultado ficou 0,2 ponto percentual (p.p.) abaixo do registrado no trimestre móvel anterior e 0,4 p.p. abaixo do mesmo período de 2018.

Em termos absolutos, a população desocupada totalizou 13 milhões (queda de 1,5% em relação ao período anterior e de 1,6% na comparação interanual).

A população ocupada (PO) aumentou 0,6% na comparação mensal. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço foi de 2,6%. Destacou-se no mês o aumento na posição de “empregado no setor privado sem carteira”, com alta de 1,5% em relação ao período anterior.

Ainda na comparação mensal, os principais aumentos ocorreram em ocupações nos setores de Agricultura (2,1%) e Transportes (0,8%). No sentido contrário, o setor de Alimentação apresentou queda de 0,2% no período.

A População Economicamente Ativa (PEA) ampliou-se em 0,4% na base mensal e 2,1% em relação ao mesmo período de 2018.

No acumulado em 12 meses, o rendimento médio habitual cresceu 0,7%, mantendo o mesmo ritmo registrado em abril.

Apesar da leve queda no desemprego em maio, os últimos resultados da PNAD refletem um movimento bastante tímido de recuperação do emprego e da renda em 2019. Sendo assim, dado o fraco desempenho da atividade econômica no primeiro semestre, somado a um cenário de queda da confiança e baixo nível de utilização da capacidade instalada, espera-se que os números do mercado de trabalho sigam esta trajetória de recuperação lenta e gradual ao longo de 2019.