Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou queda de 2,4% em janeiro na comparação mensal ajustada sazonalmente. No acumulado em 12 meses a atividade industrial cresceu 2,8%. Na comparação com jan/17 houve crescimento de 5,7%.
Segundo a análise mensal dessazonalizada, houve queda nas categorias: Bens Intermediários (-2,4%), Bens de Consumo (-1,6%) e Bens de Capital (-0,3%). Com relação aos ramos de atividade, 19 dos 24 pesquisados apresentaram queda. Ainda assim, Farmoquímicos e farmacêuticos (21,0%) e Bebidas (5,0%) lideraram os ganhos mensais.
Os dados de janeiro indicam que a indústria segue em ritmo de recuperação, como aponta a trajetória acumulada em 12 meses. Considerando as últimas divulgações dos indicadores de confiança, mantém-se uma perspectiva favorável para atividade industrial nos próximos meses. Caso mantida tais tendências, os dados deverão seguir em tendência de alta, com expectativas de crescimento de 3,9% para 2018 e 3,35% em 2019.