De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito teve queda de 0,6% em maio na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 3,7%. Na relação contra o mesmo mês do ano anterior, houve elevação de 2,7%. No acumulado do ano a evolução foi de 3,2% em relação a 2017.

O Comércio Varejista Ampliado segue avançando na variação em 12 meses, atingindo 6,8%. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve queda de 4,9% em relação a abril, sendo puxado pelos recuos em Veículos, motos, partes e peças (-14,6%) e Material de Construção (-4,3%).

Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), sete das oito atividades pesquisadas registraram queda. Os principais recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelarias (-6,7%), Combustíveis e lubrificantes (-6,1%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-4,2%).pmc-maiOs dados de maio demonstram que o desempenho do comércio foi limitado pelas paralisações dos caminhoneiros ocorridas no mês, com impacto maior sobre o mercado de combustíveis e veículos. Ainda assim, a queda do varejo foi mais modesta do que dos demais setores da economia, dado que houve uma corrida dos consumidores para obter mantimentos em um cenário de possível desabastecimento, permitindo crescimento em Hiper e supermercados.