De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito cresceu 2,9% em novembro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador subiu 2,6%. No acumulado do ano a evolução foi de 2,5% em relação a 2017.
Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), seis das oito atividades pesquisadas registraram crescimento. Os principais avanços ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%), Móveis e eletrodomésticos (5,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%).
O Comércio Varejista Ampliado passou de 5,7% em outubro para 5,5% em novembro na variação em 12 meses. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve aumento de 1,5% em relação a outubro.
O resultado de novembro ocorre após duas quedas consecutivas e sinaliza melhora para o setor no final do ano. Tal movimento reflete os bons resultados das vendas na Black Friday e a retomada da confiança dos consumidores, que impulsionaram o varejo em todo o país na passagem de outubro para novembro. Contudo, apesar do bom desempenho, espera-se que o indicador siga uma trajetória tímida para os próximos meses dada a fragilidade da recuperação do mercado de trabalho.