Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 5,9% em março, na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse é o 12ª resultado negativo consecutivo do setor na comparação interanual. No primeiro trimestre do ano o setor de serviços já acumula uma queda de 5,0%. Em todos os seguimentos analisados apenas Outros Serviços registraram elevação, aumentando 2,6% na comparação interanual. Com o resultado, a variação acumulada em 12 meses registrou queda de 4,4%.
A queda mais abrupta ocorreu no setor de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio que apresentou retração de 7,2% na comparação interanual. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-3,8%); Serviços de informação e comunicação (-5,9%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%).
Com relação à receita nominal, o índice apresentou queda de 0,4% na comparação interanual (contra março de 2015). Já em termos acumulados em 12 meses, houve avanço de 0,7%, como se pode ver no gráfico abaixo.
A queda na demanda das famílias e empresas é a principal responsável pelas consecutivas retrações no setor, é ainda provável que o setor continue a apresentar maiores retrações para os próximos meses.