Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) recuou 2,6% no acumulado em 12 meses até março. No mês, o indicador apresentou a mesma tendência de queda, uma vez que recuou 0,4% ante fevereiro (dados dessazonalizados). Na comparação interanual (março 2017 vs. março 2016), a variação foi positiva, de 1,0%. Tal resultado acompanha as últimas leituras no campo negativo da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Contudo, é importante destacar que, considerando a variação trimestral média móvel em 3 meses, ou seja, mar/17 vs. dez/16), o resultado foi positivo nas últimas três leituras (dados de janeiro, fevereiro e março de 2017).

Apesar do resultado negativo no neste mês, é possível observar que no acumulado em 12 meses o indicador continua revertendo sua tendência de queda. Ainda assim, a retomada deverá ser bem lenta e gradual. Levando em consideração o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central, a retração econômica (PIB) deverá seguir na ordem de 0,5% neste ano.