Muito se fala sobre score de crédito e seus benefícios na diminuição do risco de inadimplência, mas afinal, o que é score de crédito e por que ele é tão importante para manter a saúde financeira de um negócio?

Se você deseja entender melhor o que é score e quais são seus impactos, continue a leitura e descubra mais com a Boa Vista!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação atribuída a pessoas físicas ou jurídicas, essa forma de avaliação é utilizada por instituições financeiras e empresas na hora de conceder crédito, como empréstimos, financiamentos ou venda de produtos e serviços a prazo.

Como é calculado score de crédito?

O score de crédito é calculado a partir da análise do histórico financeiro da pessoa interessada em realizar um pedido de crédito.

E, normalmente, os principais critérios considerados para o cálculo do score são: o histórico de pagamentos, as dívidas em aberto, o número de consultas e simulação de crédito realizadas pelo interessado, bem como suas informações cadastrais.

A partir dessas informações, a pessoa ou empresa recebe uma pontuação que pode variar de 0 a 1000 e é classificada em três categorias:

  1. Score baixo: de 0 a 549
  2. Score médio: de 550 a 700         
  3. Score alto: de 700 a 1000

Vale lembrar que esses números são determinantes para a concessão ou recusa de crédito, quanto maior o score, menor os riscos de inadimplência para a instituição ou empresa concedente.

Já se o score for muito baixo, pode ser arriscado conceder crédito, pois as chances do cliente não ser um bom pagador são maiores.

Como consultar o score de crédito?

Um modo simples, rápido e seguro para consultar o score de crédito de potenciais clientes, é a realização da consulta de CPF, no caso de pessoas físicas e da consulta de CNPJ no caso de pessoas jurídicas.

A partir disso é possível descobrir, além da pontuação, possíveis pendências financeiras, garantindo maior segurança para as operações realizadas e evitando o risco de inadimplência que pode impactar a credibilidade do seu negócio.

Como o score de crédito pode impactar o seu negócio?

Os impactos do score de crédito em um negócio são vários, abrangendo desde o relacionamento com os clientes, a concessão de crédito e taxas de juros associadas a ele até a segurança financeira e crescimento da empresa.

Portanto, é fundamental a realização da análise desse indicador para a tomada de decisões estratégicas e informadas, dado que ignorá-lo pode acarretar em inadimplência e prejuízos financeiros tanto para a empresa e seu fluxo de caixa, quanto para a parte interessada em receber o crédito, que pode ter o nome negativado em caso de não cumprimento do compromisso estabelecido.

Saber o que é score ou consultá-lo somente antes da concessão do crédito para terceiros, apesar de ser um grande passo, para manter o equilíbrio financeiro em seu negócio, é necessário ir além.

Para isso, a gestão e monitoramento da carteira de clientes é uma prática muito recomendada, pois a partir dela é possível obter análises precisas e atualizadas sobre a situação financeira de cada um deles.

A realização do monitoramento, é benéfica para ambas as partes,  no caso da empresa há um aumento na segurança na concessão de crédito devido aos menores riscos de inadimplência e para o cliente com pagamentos em dia, essa prática aumenta as chances de ser contemplado.

Agora que você já sabe o que é score, que tal realizar a análise e monitoramento do score de crédito de seus clientes sem burocracia e com segurança? Conheça já os serviços da Boa Vista e fuja de prejuízos futuros!