O fato de uma gestão financeira estratégica ser peça fundamental para a saúde econômica e sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu porte, não é nenhuma novidade, o segredo está na utilização das ferramentas adequadas para tal.

E, dentro do leque de possibilidades a serem consideradas para a sua realização, a gestão de custos se destaca como uma ferramenta crucial para maximizar a rentabilidade e garantir o sucesso da empresa a longo prazo.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra o que é a gestão de custos, como aplicá-la e como ela se relaciona com os lucros dentro de uma empresa com a Boa Vista!

O que é gestão de custos?

A gestão de custos nada mais é do que um processo que envolve o planejamento, controle e análise dos custos e despesas associadas à operação de um negócio direta ou indiretamente, visando otimizar o emprego dos recursos utilizados, sem afetar a qualidade do produto ou serviço final.

Tipos de custos

O funcionamento de uma organização envolve muitos custos e entender a classificação de cada um deles faz toda a diferença para a utilização eficaz dos recursos, evitando dificuldades na gestão financeira.  Dentre os principais custos existentes, destacam-se:

Custos diretos e indiretos

A principal diferença entre os custos diretos e indiretos reside no fato que o primeiro tem total relação com o produto ou serviço prestado pela empresa, já o segundo, não possui papel de protagonista na produção do produto ou prestação do serviço porém é necessário para a sua realização.

Os custos diretos são aqueles que podem ser facilmente atribuídos a um produto ou serviço específico, isso inclui matéria-prima e mão de obra direta. Por outro lado, os custos indiretos são aqueles que não podem ser diretamente vinculados a um produto ou serviço, como aluguel, combustível, utilidades e salários administrativos.

Sendo assim, os custos diretos são mais fáceis de serem mapeados e contabilizados, dado que possuem ligação direta com o processo de produção. Já os custos indiretos, embora sejam coadjuvantes, também devem ser considerados na contabilização do fluxo de caixa, pois eles impactam o lucro geral da empresa.

Custos fixos

Os custos fixos recebem esse nome pois não oscilam com as mudanças na atividade do negócio, ou seja, não são impactados pelo volume de produção ou vendas da empresa mantendo-se, via de regra, constantes ao longo do tempo.

Isso significa que devem ser pagos regularmente e com uma certa recorrência, independentemente do nível de operação; o pagamento de despesas como aluguel, contas de água e luz e salários de funcionários são alguns exemplos de custos fixos.

Custos variáveis

Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis são diretamente proporcionais ao volume de produção e vendas da empresa, isso significa que eles aumentam quando a produção ou as vendas aumentam e diminuem quando a produção ou as vendas diminuem.

Os custos variáveis podem incluir despesas como matéria-prima, mão de obra, como por exemplo horas extras, custos de frete e embalagens. Esses custos são flexíveis e se ajustam de acordo com as necessidades operacionais do negócio, entendê-los permite uma maior eficiência na gestão de recursos.

Custos operacionais e não operacionais

Como o próprio nome sugere, os custos operacionais abrangem todo e qualquer custo associados às atividades principais da empresa, sejam eles diretos, indiretos, fixos ou variáveis, já os não operacionais são aqueles relacionados a atividades secundárias, ou seja, que não têm relação com a natureza da empresa,  como juros sobre empréstimos e perdas em investimentos

Como realizar uma gestão de custos eficiente?

O primeiro passo para realizar uma gestão de custos é identificar todos os custos associados à organização direta ou indiretamente, em seguida, faz-se necessário classificar cada um deles, pois a classificação ajudará a entender como os recursos estão sendo utilizados e onde existem oportunidades para a redução de custos.

Após isso, a  empresa pode começar a desenvolver estratégias para o gerenciamento e redução deles, nesse processo, é comum a utilização de métodos de custeio específicos que garantem a precificação adequada dos produtos e serviços e a identificação dos  recursos utilizados em todo o processo.

E, além disso, é importante estar atento a outros fatores como: mudanças no mercado, inovações tecnológicas e alterações na legislação, que podem impactar a organização e exigir ajustes na estratégia de gestão de custos.

Quais são os benefícios da gestão de custos para o lucro da empresa?

Embora à primeira vista a gestão de custos aparente ser uma questão estritamente financeira, saiba que, na verdade, ela desempenha um papel crucial no negócio como um todo, principalmente quando se trata de lucros.

De maneira geral, os principais benefícios e relação da gestão de custos com o lucro da empresa são:

  1. Maximização da rentabilidade: A gestão estratégica de custos, pode proporcionar a redução de gastos de produção ou prestação de serviços sem comprometer a qualidade deles, isso, por consequência, resulta em mais recursos financeiros disponíveis para serem utilizados no negócio ou em investimentos.
  2. Maior competitividade de mercado: Como consequência direta da maximização da rentabilidade, as empresas podem oferecer produtos e serviços a preços mais competitivos, o que além de atrair e reter um maior número de clientes, resulta no aumento de receita.
  3. Previsibilidade financeira: Estar ciente dos custos necessários para a manutenção e funcionamento da organização, contribui para a realização de um planejamento financeiro assertivo, reduzindo riscos de surpresas indesejadas e fortalecendo a estabilidade financeira do negócio.
  4. Maior sustentabilidade a longo prazo: O gerenciamento eficaz de custos e despesas garante à empresa maior preparo para o enfrentamento de desafios econômicos, o que, de certa forma, auxilia na manutenção da sua rentabilidade a longo prazo, garantindo que ele possa continuar operando e crescendo mesmo em tempos de incerteza econômica.
  5. Tomada de decisões adequadas à realidade do negócio: Seja na definição de preços, na expansão para novos mercados, na avaliação da viabilidade de novos produtos ou na identificação de áreas onde os recursos possam ser melhor utilizados, a gestão de custos fornece informações valiosas que podem orientar a tomada de decisões estratégicas, evitando prejuízos e contribuindo na geração de lucros para a empresa.

      Depois de ter descoberto a relação entre a gestão de custos e o lucro da sua empresa, que tal conferir mais dicas para o seu negócio? Acesse os conteúdos do Blog Boa Vista e mantenha-se atualizado!