“Aumento o seu score” e “limpo o seu nome” são algumas promessas que o consumidor vê no seu dia a dia, seja em redes sociais, seja em sites, seja em anúncios espalhados em vias públicas. Infelizmente esses “serviços” não passam de golpes, uma vez que não é possível alterar a nota do score por outros meios a não ser com mudanças no comportamento de consumo por parte do próprio consumidor. Entretanto, é comum que muitas pessoas caiam nessas fraudes e sofram prejuízos financeiros. A Boa Vista dá algumas dicas para que o consumidor identifique possíveis situações como essas.

“Aumento seu score”

Ninguém da Boa Vista – e nem de qualquer outra empresa – pode aumentar o score do consumidor. “A nota de crédito é baseada num conjunto de informações sobre o comportamento do consumidor em relação ao seu consumo recente. Então, para aumentar o score, o único caminho é pagar as contas em dia, evitar pedir crédito demais em curtos períodos de tempo e se manter no Cadastro Positivo, além de pagar dívidas em atraso caso elas existam. Outras medidas como pagar contas com o débito automático ou antes da data de vencimento podem ajudar a subir a nota”, explica Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Boa Vista.

“Limpo seu nome”

Assim como acontece com o score, só o próprio consumidor pode regularizar a situação e tirar seu nome do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E a única maneira de fazer isso é renegociando a dívida diretamente com o credor e pagando o valor. Portanto, se terceiros se oferecerem para fazer isso pelo consumidor, é preciso desconfiar. “O consumidor corre o risco de perder dinheiro e continuar negativado. Por isso o ideal, sempre, é que ele mesmo procure e loja onde fez a compra e lá mesmo busque renegociar o débito, sem qualquer intermediário”, acrescenta Lola.

Mais dicas para evitar golpes

Os golpistas que se passam pela Boa Vista e até mesmo por outras empresas se aproveitam quando o consumidor se descuida dos seus dados pessoais, como RG, CPF. Por isso, é importante que os consumidores não passem esses dados para ninguém. “A Boa Vista e outras empresas sérias jamais pedem que o consumidor forneça informações sensíveis como dados bancários e senhas de cartões, seja por telefone, seja por e-mail ou pessoalmente”, alerta Lola.

Outras dicas importantes para evitar golpes:

Nunca expor os dados pessoais (RG, CPF) na internet, como em posts ou comentários de redes sociais.

Cuidado ao utilizar computadores e outros dispositivos públicos ou de outras pessoas, pois os dados preenchidos em cadastros, por exemplo, podem ficar gravados, e outras pessoas podem se aproveitar e usá-los indevidamente.

Sempre verificar se a empresa ou pessoa com quem está falando é real e confiável. Uma boa dica é pesquisar a reputação dessa empresa nas redes socais e em sites dedicados a reclamações.

Canais oficiais da Boa Vista

Alguns golpistas são tão criativos que chegam a criar sites, perfis de redes sociais e WhatsApp para se passar pela Boa Vista e enganar os consumidores. Por isso, é importante que o consumidor procure a Boa Vista apenas pelos canais oficiais da empresa. É apenas por meio destes canais que a Boa Vista se comunica e se relaciona com todos os consumidores.

Site oficial: Consumidor Positivo https://www.consumidorpositivo.com.br

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Telefones: Cadastro Positivo: 0800 727 0201/ Atendimento ao consumidor: 3003 0201