Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações em insumos para decisões em concessão de crédito e negócios em geral, divulgou hoje seus resultados do 4º Trimestre de 2022, e o consolidado do segundo ano completo da Companhia desde a abertura de capital, em setembro de 2020. 

“É com entusiasmo que apresentamos os resultados alcançados no quarto trimestre de 2022 e o consolidado de 2022, um dos melhores anos da história da Boa Vista. Encerramos o último ano com a maior receita líquida já registrada e forte geração de caixa, mesmo enfrentando um período de incertezas e dificuldades, inerente a todo o mercado, devido a fatores externos e internos, com consequências no poder de compra do consumidor, na taxa de juros e na atividade econômica como um todo. A Companhia obteve um desempenho sólido, graças ao nosso esforço contínuo de entregar aos clientes as melhores soluções para os momentos certos dos seus negócios”, afirma Marcio Fabbris, novo CEO da Boa Vista.  

“O crescimento de 16,1% da receita líquida em 2022 é resultado direto do maior alcance de produtos híbridos, principalmente nas instituições financeiras, com destaque para os bancos digitais e fintechs, e aumento do uso de soluções positivas em serviços, principalmente nos canais parceiros. Nos Serviços de Recuperação, o aumento da inadimplência registrado em 2022 impulsionou o volume de inclusões de negativação”, continua o CEO. 

Já a geração de caixa da Companhia registrou aumento de R$ 21,7 milhões na comparação do 4º trimestre de 2022 contra o mesmo período de 2021, por conta do Fluxo de Caixa Operacional (dada a melhora do capital de giro e ao menor pagamento de IRPJ e CSLL); em função do Fluxo de Caixa de Investimentos (maior investimento em dados, produtos e tecnologia no 4º trimestre de 2022), e Fluxo de Caixa de Financiamento (redução de gastos com amortização de empréstimos e financiamentos e debêntures).   

"Os resultados obtidos no último trimestre de 2022 nos deixam muito otimistas para este ano. Com um forte desempenho financeiro e com a ampliação do alcance e do uso das nossas soluções, estamos confiantes de que podemos continuar a crescer em 2023 e além. Nossos investimentos estratégicos e aprimoramentos em nossos produtos, bem como a reformulação da nossa área comercial, iniciada em 2022, nos colocam em uma posição única para aproveitar as oportunidades de mercado que estão por vir, apesar da expectativa de mais um ano com cenário econômico desafiador”, completa Fabbris. 

Serviços de Recuperação foram destaques de 2022 

Os números da linha de negócios de Serviços de Recuperação em 2022 foram alguns dos principais destaques do ano. As receitas desses serviços totalizaram R$ 35,7 milhões, 22,9% acima do 4º trimestre de 2021, resultado do aumento na volumetria dos avisos de débitos motivado pelo crescimento da inadimplência e pela antecipação da régua de negativação. 

Impulsionadas pelo aumento do volume de negativações, principalmente em Instituições Financeiras e Telecom, as receitas para as Soluções Digitais cresceram 46,0% em comparação ao 4º trimestre de 2021. Já no acumulado do ano a receita de Soluções Digitais totalizou R$ 90,4 milhões, um crescimento de 53,7% em relação ao ano de 2021, com destaque para as Instituições Financeiras.  

Com este bom desempenho, as Soluções Digitais passaram de 78% no final de 2021 para 88% em dezembro de 2022. 

Serviços de Decisão da Boa Vista crescem

O avanço em soluções analíticas em conjunto com a expansão de atuação em soluções para o Consumidor, Marketing e Antifraude impulsionaram o crescimento de dois dígitos da receita de Serviços para Decisão no ano de 2022. 

As Soluções Analíticas apresentaram crescimento de 2,0% em relação ao 4º trimestre de 2021, resultado do aumento do consumo de pacote estratégico nos bancos digitais/fintechs e do aumento da demanda nos contratos por uso nos canais parceiros. A receita líquida de soluções analíticas totalizou R$ 617,1 milhões no ano de 2022, um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior; resultado principalmente do incremento na utilização de contratos de pacotes estratégicos por Instituições Financeiras e Telecom, seguido por vendas de soluções positivas por uso de canais parceiros. 

As receitas de Soluções de Marketing apresentaram um crescimento de 15,2% frente ao 4º trimestre de 2021, devido à demanda pontual por serviços de dados relativos ao Cadastro Positivo de clientes de Instituições Financeiras, “Utilities” e Varejo. No ano de 2022, a receita de Soluções de Marketing atingiu R$ 45 milhões, um crescimento de 15,7%, devido principalmente à demanda por serviços pontuais de dados do Cadastro Positivo, seguida pelo aumento de consumo de contratos recorrentes de pacote estratégico. 

As receitas de Soluções Antifraude cresceram 6,8% em comparação ao 4º trimestre de 2021, resultado do aumento da demanda de antifraude transacional em função de novos contratos e aumento de consumo, destaque para os segmentos de varejo e meios de pagamento.  No acumulado do ano, o aumento de 87,9% em relação ao ano de 2021 se dá prioritariamente pela aquisição da Konduto em agosto/21, que passou ser consolidada nas demonstrações financeiras da Companhia. 

As Soluções para o Consumidor cresceram 29% frente ao 4º trimestre de 2021, fruto do crescimento em outras receitas com grupo de leads financeiros (marketplace) e dos esforços de monetização da navegação na plataforma do Acordo Certo. No acumulado do ano a receita totalizou R$ 45,7 milhões um crescimento de 54,7% em relação ano de 2021. 

Eficiência em números 

O Capex Total do 4° trimestre de 2022 cresceu 33,3% ano contra ano, resultado do crescimento de 3,8% em dados, ocasionado basicamente pelo leve aumento em cartórios. Crescimento de 90,4% em Capex de Produtos, referente à criação de novas squads (antifraude e credit services) e aumento de 45,8% em TI e outros, ligados principalmente ao projeto de nuvem (R$ 4,1 milhões) e R$ 2,8 milhões em outros projetos de Tecnologia. 

Na comparação ano contra ano do trimestre, EBITDA Ajustado (-) Capex Total cresceu 3,3%, reflexo do crescimento do EBITDA ajustado contra maiores investimentos em Dados, Produtos e Tecnologia no período. No entanto, no acumulado de 2022 o crescimento de 30,6% demonstra a evolução de receita em linha ao crescimento dos custos, despesas e investimentos recorrentes nos 12 meses. 

“Em 2023, seguiremos aliando inteligência analítica à tecnologia para otimizar a acurácia das decisões de negócio, especialmente em relação ao uso das bases do Cadastro Positivo. A Boa Vista segue avançando no alcance dos acionamentos digitais na comunicação de negativação, aproveitando a sinergia de base com a Konduto. As PME’s (Pequenas e Médias Empresas) também serão alvo de atenção especial da companhia, aproveitando o alcance oferecido por parceiros e entidades em todo o território nacional. Bem como o setor de e-commerce, que vai contar com uma equipe dedicada em nossa área comercial. Por fim, nossa estratégia para 2023 é manter a trajetória de desenvolvimento de novos produtos, com intensa migração para nuvem, capturando novos dados e aprimorando nossos modelos analíticos. Além disso, seguimos avaliando oportunidades de negócio que possam complementar ou fortalecer nosso portfólio de produtos e base de dados proprietária”, finaliza o CEO da Boa Vista, Marcio Fabbris. 

Veja, na tabela abaixo, o resumo financeiro e operacional da Boa Vista no 4º trimestre de 2022:

Boa Vista</p>
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