Boa Vista, empresa de inteligência analítica, patrocina o espetáculo "12 anos ou A Memória da Queda", que estreou no último dia 2 de março no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, após temporada no Rio de Janeiro. A ação faz parte das iniciativas de ESG da companhia que vem apoiando diversos eventos com olhar especial para temas como cultura, esportes, cidadania, diversidade e inclusão. 

A peça é uma adaptação da história real de Solomon Northup, um homem negro nascido livre, mas sequestrado em 1841 e escravizado durante 12 anos nos Estados Unidos. A montagem é estrelada por David Júnior, Cintia Rosa e Bruce de Araujo, e traz reflexões sobre racismo, liberdade e resistência. 

Para a diretora de People da Boa Vista, Helen Menezes, a decisão de apoiar eventos culturais como esse está em linha com o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social. "A cultura é uma das expressões mais significativas da diversidade e inclusão, que são pilares fundamentais do nosso negócio e que apoiamos por meio de nossas ações de ESG. Além disso, eventos culturais e esportivos são importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", destaca Helen. 

Além do espetáculo "12 anos ou A Memória da Queda", a Boa Vista também patrocina o espetáculo "Ficções", em cartaz em São Paulo, e a Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos, cuja 9ª edição ocorrerá em São Paulo, no dia 19 de março. 

Sinopse: 12 Anos ou A Memória da Queda, com patrocínio da Boa Vista

"12 anos ou A memória da queda" é inspirado no livro ‘12 Anos de Escravidão’, de Solomon Northup. Com dramaturgia de Maria Shu e Onisajé, que também assina a direção com Tatiana Tibúrcio, o espetáculo teatral traz à tona uma temática pulsante nos dias atuais: a escravização de corpos negros. O projeto tem como inspiração a história real de Solomon – um homem negro que após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, é sequestrado e escravizado por 12 anos. 

Ficha Técnica 

Elenco: David Júnior, Cintia Rosa e Bruce de Araujo 

Dramaturgia original: Maria Shu. 

Texto Final: Onisajé. 

Direção Artística: Tatiana Tiburcio e Onisajé. Idealização: Felipe Heráclito Lima. 

Coordenação Geral e Artística: Anna Sophia Folch e Felipe Heráclito Lima. 

Direção de Produção: Leila Maria Moreno e Felipe Valle. 

Assistente de Direção: Cridemar Aquino. 

Direção Musical e Música Original: Jarbas Bittencourt. 

Cenografia: Wanderley Gomes, Cachalote Mattos e Tatiana Tiburcio. 

Figurino: Wanderley Gomes, Guto Carvalhoneto e Tatiana Tiburcio 

Serviço

Temporada em São Paulo: 2 de março a 9 de abril de 2023. 

Horário: Quintas e sextas, 19h | Sábados e domingos, 17h. 

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB 

Duração: 80 minutos 

Classificação indicativa: 12 anos 

Capacidade: 120 lugares 


12 Anos ou A Memória da Queda - Imagem: Ale Catan