As vendas do comércio para a Páscoa, em todo o país, recuaram 0,3%, quando comparadas ao mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Este resultado negativo é o primeiro da série histórica, que teve início em 2008, conforme gráfico 1.
Em 2014, as vendas no comércio para esta data superaram em 2,4% as vendas no mesmo período de 2013.
O movimento das vendas na Páscoa segue a tendência do varejo geral e antecipa um ano de menor crescimento para o comércio. Diante do cenário econômico incerto, do desaquecimento no mercado de trabalho, e da perda do poder aquisitivo, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo.
O cálculo do volume de vendas para a Páscoa foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional, e foram consideradas as consultas realizadas no período de 30 de março a 5 de abril de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 14 e 20 de abril de 2014.