Quase dois anos após iniciar a operação do seu Centro de Analytics, a Boa Vista colhe os frutos de seu investimento na estrutura criada para maximizar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência na análise de dados. A partir dos investimentos em profissionais como cientistas de dados, tecnologia e inovação nos últimos anos, a empresa de inteligência analítica passou a incrementar seu portfólio de soluções em analytics destinadas a ajudar as empresas que são suas clientes a resolverem problemas relacionados ao ciclo de crédito e vendas. 
 
As soluções criadas pelo Centro de Analytics da Boa Vista foram incrementadas, ainda mais, com aquisição da Konduto, que passou a ser a vertical de antifraude da companhia. A Konduto agregou capacidade tecnológica, base de dados e conhecimento sobre o comportamento dos consumidores que compram ou tomam crédito de maneira online. Antes de ter acesso às bases da Konduto, por exemplo, era mais difícil diferenciar consumidores com patamares de gastos semelhantes. Agora, por conta do maior nível de informação dessas bases, o centro de inteligência é capaz de classificar com mais detalhes o perfil do consumidor de acordo com o patamar de gastos de cada classe de renda, além de identificar momentos de maior recorrência de consumo e quais os produtos e serviços que estão sendo consumidos, não se limitando aos dados de valor total dos gastos. 
 
Analisando uma das carteiras de clientes da Boa Vista, é possível observar que, hoje, aproximadamente 30% dos consumidores estão se endividando ou recuperando o crédito no mercado neste momento. Somada a esse cenário, está a expansão das fintechs, que possibilitou novas opções de acesso ao crédito para o consumidor. No entanto, o maior número de opções de concessão crédito não veio acompanhado de uma mudança na forma que as empresas concedem crédito e estabelecem limites. “Normalmente, as empresas fazem essa verificação apenas na concessão, momento em que as empresas de inteligência analítica, como a Boa Vista, antes chamadas de bureaus de crédito, consolidam todas as informações em um score. Porém, depois dessa fase não são realizadas mais consultas, o que acaba resultando em uma inadimplência desconhecida internamente para essas companhias. Isso acontece porque com o fenômeno das fintechs, tornou-se habitual o consumidor ter mais de uma conta e mais de um cartão de crédito”, explica Marcos Coque, diretor de Analytics da Boa Vista. 

Na hora da cobrança 

A Boa Vista estima que, hoje, apenas 1% dos débitos com mais de 360 dias são recuperados por mês. O fato evidencia a necessidade de as empresas aumentarem o nível de recuperação de crédito. E, diante desse cenário, o Centro de Analytics da Boa Vista auxilia as empresas a serem ainda mais cirúrgicas na política de descontos na cobrança de débitos, evitando, dessa forma, desperdício de ofertas desnecessárias de acordo com a realidade do consumidor. 
 
Coque também aponta uma particularidade da área de cobrança das empresas. Segundo ele, um dos principais desafios dentro das empresas é o de conseguir criar no ambiente de cobrança a mesma “cultura” que já existe no fluxo de crédito. “Hoje já está claro que não se faz política de crédito sem modelo, e isso para cobrança não é tão latente ainda. Ao menos nos modelos externos. Sem contar que cobrança é uma área sensível a custo. Então há o desafio de provar o valor de se ter toda uma política/estratégia de cobrança rodando em torno de uma inteligência externa, como é o que a Boa Vista oferece ao mercado por meio do Centro de Analytics”, ressalta o executivo. 
 
Além disso, com o mercado cada vez mais dinâmico, antecipar possíveis riscos ou variações negativas de score do consumidor é imprescindível na concessão de crédito de maneira online. É aí que entra a importância da consulta de informações por meio de uma base de dados robusta e atualizada para um ciclo de crédito saudável. A alternativa é eficiente para evitar os falsos positivos, que são os consumidores que podem ter restrições no nome, mas que não constam como negativados por falta de atualização de seus dados. 
 
O diretor de Analytics da Boa Vista explica ainda que a negativação é importante para a recuperação de crédito, educação financeira do consumidor e saúde da economia do país. “Em casos de atrasos de pagamentos mais avançados, a negativação possui um papel fundamental, pois torna-se um lembrete para o consumidor, alertando que para entrar em uma nova linha de crédito, precisará quitar os seus débitos”, complementa Coque.  

Soluções de olho na inadimplência

Com a alta inadimplência no último ano, o Centro de Analytics desenvolveu duas novas soluções para avaliar os riscos na concessão de crédito para pessoas físicas. Uma delas, o Modelo de Concessão Digital, propõe atingir um público que busca crédito por meio de canais digitais, que geralmente costuma ser de um perfil mais jovem e de menor renda, especialmente nas novas instituições financeiras, como as fintechs. A Boa Vista também aposta em uma nova solução para a concessão de crédito em curto prazo. O Modelo Power Score Curto Prazo se propõe a calcular a probabilidade de pagamento da primeira parcela do crédito concedido, auxiliando a diminuir a inadimplência no primeiro mês do contrato.  
 
Além disso, o Centro de Analytics desenvolveu uma nova versão da tradicional solução para a concessão de crédito para empresas. O novo modelo tem potencial de aumentar a aprovação de clientes em relação aos modelos anteriores, considerando a mesma meta de inadimplência, fatores que podem variar de acordo com o perfil de cada empresa e do apetite de risco. O Centro de Analytics ainda desenvolveu soluções capazes de prever o faturamento das empresas que solicitam crédito, auxiliar na atribuição de limite para cartão de crédito, capital de giro, crédito pré-aprovado, entre outras ofertas.